Uma grande massa de ar seco ainda predomina sobre o Brasil. A umidade do ar baixa inibe o crescimento de grandes nuvens e a ocorrência de chuva na maior parte do país, mas esta situação é comum nesta época.
De acordo com pesquisadores do Climatempo, a falta de ar polar e o sol forte por muitas horas estão elevando a temperatura acima do normal no Sul e no Sudeste.
Uma nova frente fria está no litoral do Rio Grande do Sul e estimula a formação de nuvens de chuva no extremo sul do estado.
Nuvens carregadas crescem em vários locais da costa norte do Nordeste e sobre parte do Norte do Brasil.
O sol forte e tempo seco ainda predominam no Sul do Brasil. Temperaturas bastante acima da média normal ainda serão observadas à tarde nos três estados.
No Rio Grande do Sul, a nebulosidade aumenta com a presença de uma frente fria no sul do estado. Mas só tem previsão de chuva para o sul gaúcho e para a fronteira com o Uruguai. Estas áreas podem ter fortes pancadas de chuva e raios.
O tempo não se altera no Sudeste e esta terça-feira é outro dia com muito sol. Sem previsões para chuva em praticamente toda a Região. Uma grande massa de ar seco que influencia o interior do Brasil e deixa a umidade do ar baixa também no Sudeste. O dia amanhece com temperatura amena, mas faz calor à tarde em praticamente toda a Região. Durante várias horas, a umidade relativa do ar deve ficar um pouco abaixo dos 30% em grande parte da Região.
Tem previsão de algumas pancadas de chuva apenas para o extremo norte do Espírito Santo.
Pode gear ao amanhecer nas áreas mais elevadas da Serra da Mantiqueira, na divisa de São Paulo com Minas Gerais.
Uma grande massa de ar seco predomina sobre o Brasil e ainda mantém toda a Região Centro-Oeste com poucas nuvens, baixa umidade no ar e sem condições para chuva. Faz muito calor à tarde no Centro-Oeste, com temperaturas acima dos 30°C em grande parte da Região, mas a temperatura fica amena à noite.
O ar seco predomina no interior do Maranhão, do Piauí, no oeste da Bahia e no Vale do São Francisco. O sol aparece forte nestas áreas e não chove.
Pancadas de chuva com raios ocorrem no litoral maranhense. O litoral do Piauí, o Ceará, o interior do Rio Grande do Norte, o sertão da Paraíba, o centro do Pernambuco, no leste e o nordeste da Bahia podem ter pancadas de chuva a qualquer hora, mas com períodos de sol.
O tempo fica instável no leste do Nordeste, com muitas nuvens e pancadas de chuva frequentes no litoral norte da Bahia, em Sergipe, em Alagoas, Pernambuco e Paraíba, no norte e leste do Rio Grande do Norte, no litoral do Ceará, do Piauí e do Maranhão. Pode chover forte.
O sol e o tempo seco predominam em Rondônia, no sudeste e leste do Amazonas, no centro e leste do Acre, na maioria das áreas do Pará e no Tocantins. Não há condições para chuva nestas áreas e faz muito calor.
Pancadas de chuva com raios intercaladas com períodos de sol acontecem no oeste do Acre, no centro, oeste e norte do Amazonas, em Roraima, no Amapá e norte do Pará. O maior risco de chuva forte é na região de Roraima e no noroeste do Amazonas.
Fonte: Climatempo