A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) emitiu um alerta aos produtores rurais de Mato Grosso do Sul sobre os riscos de contaminação de frutas como laranja, limão e tangerina por greening na compra de mudas sem certificação. O contágio da doença pode ocorrer desde pés de laranja de fundo de quintal até em plantações para a indústria.
O órgão não informa em nota publicada no site do governo se há casos confirmados em Mato Grosso Sul. Orienta que não sejam compradas mudas de ambulantes.
No Paraná, plantações estão tendo árvores arrancadas e queimadas para impedir o avanço da doença, principalmente na região norte do Estado.
Por esta razão a recomendação é para que sejam feitas as aquisições de mudas certificadas e denunciados casos de comercialização irregular.
“A Iagro emite alerta fitossanitário sobre o risco de comprar e plantar mudas sem origem, clandestina ou de venda ambulante. Essas mudas não têm garantia de identidade, nem de qualidade para utilização em pomares domésticos ou comerciais. Elas representam um perigo sério para os pomares do Estado. Já que a presença da doença que não tem cura, conhecida como HLB ou greening, já causou estragos em outros lugares", afirmou Glaucy Ortiz, gerente de inspeção e defesa sanitária vegetal da Iagro.
Atualmente, Mato Grosso do Sul possui 2 mil hectares de plantio de limão, laranja e tangerina, com projeção de dobrar a área no período de dois anos.