Dados tema: 9
HOME | Notícias | Fruticultura

Goiás lidera produção nacional de girassol com safra recorde e crescimento de quase 60%

Boletim destaca potencial da oleaginosa na segunda safra e o papel estratégico da cultura na diversificação agrícola do estado

Goiás lidera produção nacional de girassol com safra recorde e crescimento de quase 60%

Com clima favorável e manejo eficiente, Goiás deve responder por mais de 70% da produção nacional de girassol na safra 2024/25. Foto: Canva

Foto do autor Redação RuralNews
17/06/2025 |

Goiás consolida sua liderança na produção de girassol no Brasil, com previsão de safra recorde para 2024/25, estimada em 71 mil toneladas colhidas em uma área de 47,3 mil hectares. Segundo o boletim mensal Agro em Dados, da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o estado deve ser responsável por 71,6% da produção nacional. O desempenho expressivo se dá por um crescimento de 58,8% no volume colhido, 20,7% na área cultivada e aumento de 31,6% na produtividade em comparação ao ciclo anterior.

O avanço é atribuído a fatores como clima favorável, ausência de doenças fúngicas e um manejo agronômico eficiente. Além disso, o girassol vem se destacando como uma alternativa estratégica para a segunda safra, sendo cultivado logo após a soja. A cultura é resistente à seca, apresenta baixa incidência de pragas e doenças, melhora a fertilidade do solo e favorece a biodiversidade quando integrada à apicultura.

Publicidade
Alexa
Publicidade
Banner publicitário

A oleaginosa também possui ampla aplicação industrial. Suas sementes são utilizadas na extração de óleo com alto valor nutricional, atendendo os setores alimentício, farmacêutico, cosmético, de nutrição animal e também o de biocombustíveis. Goiás se sobressai nesse cenário por contar com clima propício e infraestrutura adequada para o cultivo.

“Estamos falando de uma cultura com grande potencial de retorno para o produtor, aliando aspectos econômicos e ambientais. A expansão do girassol em Goiás representa não só uma oportunidade para diversificação da produção, como também uma alternativa viável para o pequeno agricultor, especialmente quando integrada à apicultura”, afirma o secretário Pedro Leonardo Rezende.

O desempenho regional reforça essa tendência. Desde que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) iniciou o monitoramento em 1997, Goiás se destacou como maior produtor e com a maior área cultivada no país. A retomada da liderança aconteceu na safra 2020/21, e desde então os números têm crescido. Para 2024/25, os 47,3 mil hectares projetados representam aumento de 20,7% sobre a temporada anterior, e a produtividade deve subir 31,6%. Entre os principais polos produtores estão os municípios de Silvânia, Ipameri, Rio Verde e Catalão.

TAGS: #Goás # Girrassol
# Produção Nacional # Produção # Safra Recorde # Sfra
...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

Publicidade
Aspirador Robô
Publicidade
Ferramentas eletricas
Publicidade
Banner publicitário