INÍCIO AGRICULTURA Fórum

Definida a data do 2º Fórum de Vitivinicultura da Campanha

Evento será realizado no Campus Dom Pedrito da Universidade Federal do Pampa em 22 e 23 de maio
Imagem do autor

Publicado em 12/04/2024

Depois do sucesso da primeira edição, realizada em 2023, o 2º Fórum de Vitivinicultura da Campanha Gaúcha já tem data marcada. Promovido pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) em parceria com a prefeitura de Dom Pedrito e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado (Sebrae/RS), o evento será realizado nos dias 22 e 23 de maio, no Campus Dom Pedrito da instituição de ensino.



O Fórum de Vitivinicultura da Campanha Gaúcha tem o objetivo de promover a integração de importantes agentes do setor da vitivinicultura brasileira, por meio de palestras, reuniões e assembleias. Além de formar um qualificado painel de palestrantes, a fim de apresentar e discutir temas como enoturismo, enogastronomia e oportunidades no mercado brasileiro de vinhos. A Campanha Gaúcha é a segunda maior produtora de uvas e vinhos finos do País – respondendo por quase um terço da produção nacional.
O evento também visa demonstrar o potencial enogastronômico da região, aliando a culinária local aos vinhos elaborados pelos estudantes do Curso de Enologia da Unipampa e busca apresentar pesquisas desenvolvidas no Curso de Enologia da Unipampa ao longo de sua história, gerando informações e materiais sobre diversos temas relacionados à viticultura, enologia e agronegócio, assim como evidenciar a demanda pela conclusão da obra do Prédio Acadêmico da Enologia. A estrutura terá uma área de 2,1 mil metros quadrados, que deverá abrigar oito laboratórios, vinícola experimental e salas de aulas. “Será um complexo único no Brasil, dedicado aos cursos do Campus Dom Pedrito e em especial o Curso de Enologia”, destaca a diretora da Unipampa Campus Dom Pedrito, Nadia dos Santos Bucco.Primeira edição - A primeira edição do Fórum foi realizada em maio de 2023, a partir do anseio em divulgar a produção intelectual e potencial de inovação científica do Curso de Enologia da Unipampa junto aos agentes públicos, lideranças e stakeholders das vinícolas da segunda maior região produtora de uvas e vinhos finos do Brasil.Reuniu importantes agentes políticos públicos do setor e representantes das vinícolas da Associação Vinhos da Campanha Gaúcha, junto a estudantes, professores e pesquisadores da área. Também apresentou palestrantes que discutiram temas como tendências e oportunidades de mercado de vinhos, avanços científicos, técnicos e profissionais dos vinhos da Campanha Gaúcha, Indicação de Procedência “Campanha Gaúcha” e apoio do governo do Estado à vitivinicultura nessa região. No total, 220 pessoas participaram da primeira edição do evento.


TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.