INÍCIO AGRICULTURA Feiras

Primeiro dia de Tecnoshow teve visita do ministro e governador

Carlos Fávaro esteve na feira no primeiro dia, juntamente com o governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, e diversas autoridades
Imagem do autor

Publicado em 08/04/2024

Com expectativa de mais de 140 mil visitantes, discursos do ministro da agricultura e do governador do Estado e a participação de mais de 650 expositores na feira, teve início hoje (8) a 21ª edição da Tecnoshow COMIGO. O evento, reconhecido por apresentar soluções e novidades que impactam o agronegócio brasileiro, tem programação confirmada para até o dia 12 de abril, no Centro Tecnológico COMIGO (CTC), em Rio Verde (GO).

O evento, como destacou o presidente do Conselho de Administração da COMIGO, Antônio Chavaglia, reforça a importância do desenvolvimento da agricultura e pecuária no País. “No ano passado, contamos com 650 empresas, neste ano, saltamos para 690. Esse número é resultado do aumento de área útil e da integração com novas frentes de mercado”, frisou. Em 2023, a feira contabilizou R$ 11 bilhões em negócios e os números devem se repetir em 2024.

Ainda para Chavaglia, a equipe da Cooperativa COMIGO e todos os colaboradores, juntos, trabalham continuamente para entregar um evento que valorize a produção do Estado – em destaque dentro e fora do País.
Essa é a prova de que aqui é a terra da biotecnologia e dos investimentos. Não é por retórica que falamos do papel da Tecnoshow COMIGO no mercado brasileiro, pois aqui os produtores fazem com que a agropecuária seja cada vez mais pujante
Carlos Fávaro, ministro da Agricultura
E, para reforçar os bons números da região, o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, anunciou, de forma inédita, um novo projeto visando preparar os produtores da região na utilização e entendimento de tecnologias.

“Em decorrência das demandas do setor, anunciamos o oferecimento de cerca de 70 cursos, com investimentos de 7 milhões e meio – parte de uma parceria com Sesi, Senai e Senac”, disse o prefeito, que complementou: “Essa é uma feira de tecnologia e informação, mas quem estará por trás de todos os equipamentos e soluções dentro das propriedades? Essa é a nossa principal preocupação, por isso Rio Verde oferecerá o maior convênio de qualificação do Estado, o Sistema S. O projeto oferecerá módulos de 20 a 1300 horas e 1500 vagas via Senac, 1680 via Senai “
Em acordo firmado durante a abertura do evento, Paulo do Vale anunciou mais 5000 vagas de capacitação via Senar.

Balança do desenvolvimento nacional

Em análise referente ao desenrolar da agropecuária regional, o Governador do Estado, Ronaldo Caiado, afirmou observar os resultados de uma gestão que tem trabalhado fortemente para pode ampliar as áreas de infraestrutura, logística, segurança e educação, modernizando cada vez mais o Estado, o que se reflete na feira e sua importância. “Neste cenário, a Tecnoshow COMIGO é o que é porque ela não está aqui apenas como oportunidade para que as pessoas possam, apenas, visitar a feira, mas para que vejam, em cinco dias, os resultados do trabalho realizado pela COMIGO durante os 365 dias do ano em pesquisa e inovação. E, se temos uma Rio Verde desenvolvida, é porque contamos com o Centro Tecnológico COMIGO (CTC), suprindo as demandas de um setor que sempre clamou por avanço e inovação”, afirmou.

Esse avanço ganhou um exemplo prático com a divulgação da abertura de novos mercados para o Estado de Goiás, por meio do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. De acordo com o profissional, na noite anterior (7), a China oficializou a compra de soro fetal bovino. Das sete empresas selecionadas, três se encontram em Goiás: River City Biotecnologia, Sorobras biotecnologia e Soroqualy biotecnologia.

Rio Verde capital do Goiás

Ao final da cerimônia de abertura da feira, na qual foi assinada a transferência da capital do estado simbolicamente para Rio Verde com a presença do governador de Goiás; do ministro da agricultura; do prefeito de Rio Verde e do presidente do Conselho de Administração da COMIGO, participaram da revista de tropas e hasteamento da bandeira, que oficializou a mudança até sexta-feira (12).

O primeiro dia do evento também marcou o lançamento do livro “17 décadas de Rio Verde - Tradição em pecuária e celeiro da agricultura do futuro”, que foi realizado no estande da Prefeitura da Cidade.


TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.