INÍCIO AGRICULTURA Feiras

Organizadores começam a definir programação da Fenasul Expoleite

Eventos serão realizados de 15 a 19 de maio no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS)
Imagem do autor

Publicado em 28/03/2024

A comissão organizadora da Fenasul Expoleite se reuniu para detalhar a organização da feira, que ocorre de 15 a 19 de maio no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). A reunião contou com a presença dos representantes de todas as entidades promotoras e co-promotoras, na sede da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando).

As entidades apresentaram suas propostas de programação e uso dos espaços nos pavilhões do parque. Algumas atividades já estão confirmadas como os julgamentos e concursos leiteiros das raças de gado de leite, Multifeira da Prefeitura de Esteio, provas de equinos, como uma das classificatórias ao Freio de Ouro e o rodeio da Fenasul, exposição de animais, seminários, entre outros eventos.
Expoleite Fenasul 2023 contou com cerca de 1,2 mil aniais inscritos
Expoleite Fenasul 2023 contou com cerca de 1,2 mil aniais inscritos

O secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Giovani Feltes, disse que a expectativa é de um crescimento do evento para este ano, mesmo com o setor enfrentando uma crise que resultou na redução do número de produtores de leite.
Pesquisa feita pela Emater-RS/Ascar em 2015 mostrou que eram 84.199 bovinocultores de leite. Em 2023, a quantidade caiu para 33.109, uma redução de 60,8% no período. “A expectativa é que isso ocorra e pelo que há de sinalização exatamente e comprometimento de todos aqueles que são promotores do evento como um todo, com certeza vai ser bem maior e mais atrativa”, observou.

Para o presidente da Gadolando, Marcos Tang, é importante o comprometimento das entidades realizadoras em fazer cada vez mais o evento evoluir. “Quando vemos tantas entidades reunidas em um debate bom, no sentido de construir uma Fenasul Expoleite cada vez maior, a gente fica alegre. Eu acho que estamos no caminho e as entidades cada vez mais entenderam que esta feira é a grande feira do outono e é sim o momento de nós mostrarmos o agro e a sua grandiosidade”, salientou.
Em 2023, a Fenasul Expoleite teve cerca de 1,2 mil animais inscritos entre as raças Holandesa, Jersey, Gir, Girolando e búfalas leiteiras, coelhos, cavalos e gado de corte. E contou com a participação de 32 agroindústrias familiares, com um faturamento de R$ 252 mil. A Multifeira de Esteio registrou vendas na ordem de R$ 4,6 milhões.

Mais de 100 mil pessoas passaram pelo parque Assis Brasil para prestigiar as atividades durante a feira, que é promovida pela Seapi, Gadolando, com co-promoção de Farsul, Febrac, Fetag-RS e Prefeitura de Esteio.

O lançamento oficial da Fenasul, que chega à 18ª edição, e da Expoleite, na 45ª edição, será realizado em café da manhã no próximo dia 4 de abril, às 9h, na sede da Secretaria da Agricultura, no bairro Menino Deus, em Porto Alegre.





TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.