INÍCIO AGRICULTURA Feiras

Festa de lançamento na Ilha da Pintada promove a 244ª Feira do Peixe

Tradicional tainha assada na taquara com arroz, farofa e pirão foi o prato principal servido no almoço do evento
Imagem do autor

Publicado em 19/03/2024

A 244ª Feira do Peixe de Porto Alegre ocorre de 25 a 29 de março, no Largo Jornalista Glênio Peres, no Centro Histórico da capital gaúcha. Nesta edição, o tradicional evento contará com 40 bancas de pescados resfriados e congelados e quatro bancas com a comercialização de alimentos processados, como a tainha assada na taquara, bolinhos e espetinhos de peixe.


Evento terá 40 bancas de pescados resfriados e congelados e quatro de alimentos processados. Foto: Divulgação
Evento terá 40 bancas de pescados resfriados e congelados e quatro de alimentos processados. Foto: Divulgação

A feira foi lançada no domingo na Colônia de Pescadores Z-5, na Ilha da Pintada, às margens do rio Guaíba, com a presença do prefeito Sebastião Melo e público estimado em mais de 500 pessoas. A programação contou com missa campal inter-religiosa, com a participação do padre Rudimar, da mãe Bia e do pastor Elisandro, que fizeram uma homenagem aos pescadores.
Também ocorreu concurso de pesca infantil, feira de quitutes, artesanato local, desfile de candidatos a rei e rainha mirim, infantil e juvenil do evento, e atrações musicais. No almoço, teve a tradicional tainha assada na taquara acompanhada de arroz, pirão e farofa. E muito samba.

“A Feira do Peixe tem praticamente a idade da nossa capital. É um evento com muita história e que precisamos valorizar. Oportunidade para o porto-alegrense levar saúde, qualidade e preço justo para a mesa da família e se encontrar com a cidade e sua cultura”, salientou Melo.
O secretário de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, responsável pela organização da feira, destacou o investimento da prefeitura. “Estamos fomentando a atividade de pesca da cidade, com um investimento de quase R$ 400 mil para a realização deste evento. Queremos que os pescadores tenham, cada vez, melhores condições de produzir e vender o seu pescado”, observou.

O presidente da Colônia de Pescadores Z-5, Gilmar Coelho, comemorou melhorias da estrutura para os pescadores. “Este ano, estamos com a organização e o investimento da prefeitura. Temos melhores condições para fazer um grande evento. Esperamos superar as vendas e o público do ano passado”, projetou.




A feira

A 244ª Feira do Peixe de Porto Alegre é organizada pela Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV), em parceria com a Colônia de Pescadores Z-5 e Associação dos Pescadores e Piscicultores do Extremo-Sul (Appesul). A Festa de Lançamento foi realizada pela SMGOV, por meio da Subprefeitura Ilhas, em conjunto com o Orçamento Participativo (OP).



TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.