Durante o lançamento da Expointer 2025 em SP, o governo gaúcho reforçou a força e a resiliência do agronegócio após as enchentes históricas. Foto: Vítor Rosa/Secom
O governador Eduardo Leite lançou, nesta terça-feira (5), a 48ª edição da Expointer. O evento ocorreu de forma inédita em São Paulo, no escritório da Invest RS, reunindo cerca de 50 empresários e representantes do setor agropecuário. A iniciativa reforça o papel estratégico do agro gaúcho na economia brasileira e amplia o alcance institucional da feira.
Durante o encontro, Leite destacou que o agronegócio do Rio Grande do Sul segue firme, mesmo após o maior desastre climático da história do Estado. Segundo ele, a realização da feira é uma demonstração de superação. “Mesmo depois das enchentes, estamos de pé. Prontos para mostrar ao país um RS que inspira confiança e oferece oportunidades”, afirmou.
Além disso, o governador ressaltou a escolha de São Paulo, centro financeiro do Brasil, como palco ideal para impulsionar conexões comerciais e mostrar a força do agro gaúcho ao mercado nacional.
Considerada a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina, a Expointer ocorrerá entre 30 de agosto e 7 de setembro, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Com o slogan “Nosso futuro tem raízes fortes”, o evento deste ano propõe um olhar para o futuro sem esquecer o legado do campo.
De acordo com o secretário da Agricultura, Edivilson Brum, a Expointer representa inovação, tradição e excelência. “Mais que uma feira, é um ponto de encontro entre quem faz o agro acontecer. É onde a tradição se encontra com a tecnologia, o campo se conecta com a cidade e o passado se transforma em futuro”, explicou.
Por isso, o governo também realizará um segundo lançamento, nesta quarta-feira (6), em Brasília (DF), na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). A ação busca consolidar a Expointer como uma das principais vitrines do agronegócio brasileiro.
O vice-presidente da Invest RS, Eduardo Lorea, reforçou que o novo escritório em São Paulo é estratégico para atrair investimentos. “Funciona como uma ponte direta entre o RS e os principais centros decisórios do país. Assim, ampliamos nossa competitividade e mostramos o valor do agro gaúcho com ainda mais força”, disse.
Além disso, Lorea anunciou uma missão internacional da agência ao estado americano de Nebraska. O objetivo é buscar tecnologias em irrigação que podem fortalecer o agro no RS, especialmente após as enchentes.
Com localização privilegiada, a Expointer será realizada em Esteio, a apenas 25 km de Porto Alegre, com acesso facilitado pelas rodovias BR-116 e BR-448, além da proximidade com o Aeroporto Salgado Filho.
Neste ano, a feira reunirá mais de 2.500 expositores, incluindo 120 empresas de máquinas e implementos agrícolas e 456 agroindústrias familiares — um recorde histórico. Estarão em exposição cerca de 5.000 animais, além de mais de 500 atividades e eventos ao longo dos nove dias de programação.