Na Fenasucro e Agrocana, CEO da ORPLANA defende união entre indústria e produtores de cana para fortalecer o setor sucroenergético
Na 31ª edição da Fenasucro //& Agrocana, Feira Internacional de Bioenergia, realizada em Sertãozinho (SP), o CEO da ORPLANA (Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil), José Guilherme Nogueira, destacou a necessidade de consenso entre indústria e produtores para fortalecer o setor. O dirigente participou de um painel promovido pela Canaoeste.
“Não existe indústria sem produção. É fundamental reconhecer o valor do produtor. O que pedimos é respeito às instituições que representam os canavicultores”, afirmou.
Nogueira ressaltou que o produtor busca sustentabilidade e cumpre seus acordos. “A vida no campo é desafiadora, mas não queremos prejudicar as usinas. Defendemos o que foi acertado e assinado, sempre buscando soluções conjuntas para garantir segurança a todos”, explicou.
O CEO também defendeu a união entre associações e federações de todo o Brasil. Segundo ele, a integração é essencial para assegurar o papel central do produtor no setor. “A Canaoeste faz isso muito bem, assim como as 35 entidades que atuam de Alagoas a São Paulo, passando por Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais”, disse.
Ao encerrar, Nogueira agradeceu à Canaoeste pela organização do debate e pela contribuição ao desenvolvimento da cadeia sucroenergética.