O ex-presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, arrastou uma multidão por onde passou no primeiro dia da 28ª Agrishow, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Ele estava acompanhado pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o qual em seu governo ocupou o cargo de ministro dos Transportes.
A presença de Bolsonaro no evento causou um “desconvite” por parte do atual ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, gerando reações inclusive no Banco do Brasil, que ameaçou retirar o patrocínio da feira, pela primeira vez desde 1994. Entretanto, o BB recuou da decisão e manteve o apoio.
Um dos momentos mais emblemáticos da primeira aparição do ex-presidente da República em um local público, após o seu retorno dos Estados Unidos, foi quando ele ergueu nos braços uma criança com deficiência. Rodeado por um forte aparato de segurança e usando colete à prova de balas, Bolsonaro tirou fotos com simpatizantes, subiu em maquinários agrícolas, atraindo manifestações de apoiadores como “Mito” e “Volta Bolsonaro”.
VEJA TAMBÉM
Ao falar com a imprensa, Bolsonaro não poupou críticas ao atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. “Vi recentemente a homologação de meia dúzia de terras indígenas pelo governo atual. Em uma dessas reservas, com 30 mil hectares, existem apenas nove indígenas. Isso não parece justo. Não é aceitável que 230 mil hectares sejam destinados a apenas nove pessoas. Durante meu governo, lidei com essas questões de maneira justa e imparcial. Nunca tive qualquer preconceito contra os povos indígenas, muito pelo contrário”, afirmou o ex-presidente.
O presidente da Agrishow, Francisco Matturro, recepcionou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, mas abriu mão de acompanhar Bolsonaro na visita aos estandes. O ex-presidente da República estava acompanhado ainda do ex-ministro do Meio Ambiente e atual deputado federal, Ricardo Salles e do ex-ministro da Ciência e Tecnologia, senador Marcos Pontes.
Ao usar a palavra, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, voltou a afirmar que não vai tolerar as invasões de terras em seu estado, ameaçando prender todos os invasores. O governador aproveitou a oportunidade na Agrishow para entregar títulos de regularização fundiária a produtores rurais.