A Agrishow anunciou a alteração da data de sua 27ª edição para os dias 21 a 25 de junho de 2021. A feira estava prevista para acontecer no final de abril do próximo ano. A Agrishow é um evento propulsor de geração de negócios e relacionamentos entre fabricantes e produtores rurais, estabelecendo uma comunicação direta entre eles, proporcionando o crescimento contínuo do agronegócio brasileiro.
O aumento da preocupação com a pandemia mundial do Covid-19 levou a diretoria da Coopavel, que realiza anualmente o Show Rural, a adiar a data do evento. A decisão foi comunicada oficialmente na quarta-feira, dia 2 de dezembro pela assessoria de imprensa da cooperativa
Em seu comunicado oficial, a organização da Agrishow informou que "após uma análise minuciosa e conversas com os expositores, as realizadoras do evento (Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Anda – Associação Nacional para Difusão de Adubos, Faesp – Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo e SRB - Sociedade Rural Brasileira), juntamente com a Informa Markets, decidiram realizar a Agrishow no período de 21 a 25 de junho de 2021, quando o anúncio do Plano Safra 2021/2022 já terá sido realizado e os recursos, disponibilizados."
No comunicado assinado pelo presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, e por Rogério Rizzardi, coordenador geral do evento, a cooperativa informa que "o Show Rural Coopavel tem em sua essência levar conhecimento, tecnologia e oportunidade de negócios no âmbito da agropecuária mundial. Proporcionar um ambiente agradável, com segurança e tranquilidade é extremamente importante para que o objetivo seja atingido. A cadeia do agronegócio brasileiro é muito importante para segurança alimentar do mundo. A compreensão de todos é vital para que esse momento difícil seja superado e nos possibilite o fortalecimento para o futuro".
Essas mudanças de datas deixam apreensivas as empresas que dependem de mostrar presencialmente seus produtos para alavancar as vendas. As feiras sempre são a vitrine de lançamentos e novas tecnologias. Apesar de o virtual ter ganho força nesse ano de 2020, o "olho no olho" continua sendo o principal momento de vendas para o setor.
Agora, espera-se que a aprovação das vacinas contra o Covid-19 possam trazer novas esperanças para a realização dos eventos. A diminuição dos casos, o controle da pandemia e a segurança dos visitantes são elementos essenciais para a realização das grandes feiras nacionais.