INÍCIO AGRICULTURA Feijão

O que tem no feijão? Conheça melhor o queridinho dos brasileiros

Pesquisas científicas confirmam que os nutrientes do feijão desempenham um papel importante na manutenção de diversas funções corporais, incluindo a saúde do coração, a digestão e até mesmo a prevenção de doenças crônicas

Publicado em 26/09/2023

O feijão é um alimento fundamental na mesa dos brasileiros. Ele não apenas se destaca pelo seu sabor e versatilidade em uma série de pratos, mas também é uma fonte rica e variada de nutrientes fundamentais para a saúde.

Por isso, a pergunta “o que tem no feijão?” vai além do prazer gastronômico e entra no campo dos benefícios fisiológicos e biológicos que essa leguminosa pode oferecer.

Pesquisas científicas confirmam que os nutrientes do feijão desempenham um papel importante na manutenção de diversas funções corporais, incluindo a saúde do coração, a digestão e até mesmo a prevenção de doenças crônicas.
O artigo que compartilhamos abaixo tem como objetivo desvendar os segredos nutricionais dessa leguminosa, fornecendo uma visão completa de seus benefícios para a saúde.

Portanto, convido você a embarcar nesta leitura enriquecedora para compreender por que o feijão é, de fato, o queridinho dos brasileiros. Você vai descobrir que os nutrientes do feijão vão muito além do que a maioria de nós imagina e que seu consumo regular pode ter efeitos surpreendentes na sua saúde geral.

Origem e variedades do feijão



O feijão é originário das Américas e tem sido cultivado e consumido há milhares de anos. Hoje, é uma cultura que se adapta a uma variedade de climas e solos, tornando-se presente em dietas de diversas culturas ao redor do mundo.

No Brasil, as variedades mais comuns são o feijão-carioca, o feijão-preto, o feijão-mulatinho e o feijão-rosinha. Cada um destes tem suas peculiaridades em termos de sabor, textura e, claro, em nutrientes.
A diversidade é tão grande que um estudo publicado no Journal of Food Composition and Analysis dedicou-se a analisar as diferenças nutricionais entre as variedades, ressaltando que todos oferecem um excelente perfil de nutrientes.

100g de feijão fornecem:Calorias: 91Carboidratos: 16,56gProteínas: 6,03gGorduras: 0,29gFibra alimentar: 7,8gFolato: 120 microgramasFerro: 1,6 miligramasMagnésio: 40 miligramasManganês: 0,2 miligramasPotássio: 300 miligramasZinco: 0,8 miligramas* Observe que as quantidades podem variar dependendo da variedade de feijão.

Composição nutricional


O feijão é uma fonte rica de proteínas, fibras, ferro, magnésio, potássio e várias outras vitaminas e minerais. Não é à toa que os nutrientes do feijão são frequentemente citados quando se fala em uma dieta equilibrada.

Os nutrientes do feijão incluem também compostos antioxidantes como os flavonoides. Estudos científicos, incluindo uma pesquisa publicada no Journal of Agricultural and Food Chemistry, indicam que estes compostos têm potenciais efeitos protetores contra o câncer.

As fibras presentes entre os nutrientes do feijão têm um papel importante na saúde digestiva, ajudando no trânsito intestinal e na prevenção da constipação. Além disso, essas fibras auxiliam no controle dos níveis de açúcar no sangue, contribuindo para a prevenção de diabetes tipo 2.

Benefícios fisiológicos e biológicos



Dentre os nutrientes do feijão, podemos destacar o papel do ferro na prevenção da anemia. Este mineral é fundamental para a formação da hemoglobina, que é responsável pelo transporte de oxigênio no sangue.

Um artigo publicado no American Journal of Clinical Nutrition afirma que a ingestão adequada de ferro pode melhorar significativamente a qualidade de vida.



O magnésio e o potássio, também presentes entre os nutrientes do feijão, têm efeitos diretos sobre a saúde cardiovascular. Eles atuam na regulação da pressão arterial e na saúde dos vasos sanguíneos, o que, por sua vez, diminui os riscos de doenças cardíacas.

Os nutrientes do feijão também contribuem para a saúde óssea. O magnésio, o cálcio e o fósforo presentes no feijão auxiliam na formação e manutenção dos ossos, tornando este alimento uma opção inteligente para quem busca prevenir doenças como a osteoporose.

Nutrientes do feijão como aliados para uma longevidade saudável



Não é apenas o sabor que faz do feijão o queridinho dos brasileiros: são seus nutrientes indispensáveis e os múltiplos benefícios para a saúde. Os nutrientes do feijão têm a capacidade de atuar em várias frentes do nosso organismo, da saúde digestiva à prevenção de doenças crônicas.

Então, da próxima vez que alguém perguntar “O que tem no feijão?”, você terá um arsenal de informações para não só justificar seu amor por este alimento, mas também para destacar a importância de incluí-lo em uma dieta equilibrada.

Os nutrientes do feijão são verdadeiros aliados da nossa saúde e merecem toda a nossa atenção e apreciação.

Ao compreender profundamente o que está por trás desse alimento tão básico e delicioso, é possível fazer escolhas alimentares mais informadas, que se traduzem em um bem-estar duradouro e uma vida mais saudável. É hora de olhar para o prato de feijão com a reverência que ele merece, reconhecendo todo o seu potencial nutritivo e terapêutico.


TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.