INÍCIO AGRICULTURA Feijão

IBRAFE recebe Menção Honrosa da ALEP

Para o presidente do IBRAFE, receber o reconhecimento pelo trabalho executado em prol da cadeia produtiva do Feijão e Pulses é uma grande honra
Imagem do autor

Publicado em 03/09/2023

Nesta segunda-feira (28), o presidente do Instituto Brasileiro do Feijão, Pulses e Colheitas Especiais (IBRAFE), Marcelo Eduardo Lüders, foi homenageado na Assembleia Legislativa do Paraná com uma Menção Honrosa, graças ao trabalho realizado ao longo dos 17 anos da instituição.

Por proposição do deputado Ney Leprevost, a Menção foi entregue em sessão solene, em comemoração ao Dia da Criação do Paraná, alusiva a Lei Imperial nº 704 de 29 de agosto de 1853. Foram homenageadas personalidades da sociedade paranaense que contribuíram para elevar o nome do estado nas mais diversas áreas do conhecimento.

“Temos que comemorar com muita alegria essa data porque o Paraná tornou-se um dos principais estados do Brasil. Aqui miscigenaram-se os mais diversos povos que convivem com espírito solidário, construtivo para fazer do Paraná a quarta economia do país”, declarou o deputado.
Para o presidente do IBRAFE, receber o reconhecimento pelo trabalho executado em prol da cadeia produtiva do Feijão e Pulses é uma grande honra. “É uma consideração especial do estado que mais produz Feijões para com setor, chancelando o IBRAFE, que tem sua sede nacional no Paraná, pela relevância do trabalho que estamos fazendo”.

Trajetória


Em 2005, foi exatamente na Assembleia Legislativa do Paraná que iniciou a primeira conquista do IBRAFE, em relação à crédito presumido do ICMS sobre o Feijão, que beneficiou não só o Paraná, mas acabou justificando que outros estados tomassem a mesma providência, facilitando, assim, para que o Feijão fosse acessível ao consumidor.A entidade vem atuando, também, lado a lado com a pesquisa, incentivando o desenvolvimento de novas cultivares e defendendo que o setor tenha recursos para continuar avançando e para que proporcione viabilidade econômica para o produtor, com preço justo para o consumidor.

Durante estes 17 anos, o IBRAFE tem atuado em várias frentes, entre elas o incentivo à exportação de excedentes, com diversos acordos de cooperação assinados este ano, entre outros com a Índia e a China, com o apoio da APEX Brasil e os exportadores.

Também fazem parte do escopo do IBRAFE o incentivo ao consumo e a divulgação de informações relevantes sobre a importância nutricional do Feijão e das Pulses na alimentação, garantindo a segurança alimentar. O projeto mais recente é uma parceria com médicos da Bahia, que prevê a conscientização do público que utiliza suplementos proteicos sobre os perigos do uso em excesso, propondo a doação de Arroz e Feijão por parte dos usuários de whey protein para pessoas em vulnerabilidade social.

Presenças



Estiveram à mesa da sessão solene, presidida pelo deputado Ney Leprevost (União Brasil), o Arcebispo Emérito de Curitiba, Dom Pedro Fedalto; o reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca; o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Paraná, Gilberto Giacóia; o secretário de estado da Fazenda do Paraná, Renê Garcia; a secretária de estado da Cultura do Paraná, Luciana Casagrande Pereira; os ex-governadores, Orlando Pessutti, Cida Borghetti e Mario Pereira; o desembargador Jorge Xisto Pereira; o presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná (IHGPR); o desembargador, Paulo Roberto Hapner, e o presidente do Movimento Pró-Paraná Marcos Domakoski.


TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.