INÍCIO AGRICULTURA Feijão

Feijão e arroz: parceria promissora para a segurança alimentar

O 9º Fórum do Feijão, realizado em Brasília nos dias 20 e 21 de setembro, discutiu temas como segurança alimentar, perspectivas para o setor e o papel da irrigação na produção de feijão
Imagem do autor

Publicado em 25/09/2023

O 9º Fórum do Feijão, organizado pelo Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (IBRAFE), reuniu produtores, pesquisadores, empresários e autoridades do setor. Na abertura do evento, o presidente do Ibrafe, Marcelo Lüders, destacou a importância do feijão para a segurança alimentar brasileira. "O feijão é um alimento essencial para a dieta da população brasileira e, por isso, é importante garantir a sua produção e consumo", afirmou.

O primeiro dia do evento foi dedicado a temas relacionados à segurança alimentar e às perspectivas para o setor. Os participantes debateram, entre outros temas, o consumo de feijão no mundo vegano, as perspectivas para as exportações brasileiras e as ações do governo para o setor.

No segundo dia foram discutidos o papel da irrigação na produção de feijão. Os especialistas destacaram que a irrigação é uma tecnologia essencial para aumentar a produtividade e a rentabilidade do feijão, especialmente em regiões com climas incertos.
O pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão, Adriano Castro, apresentou a palestra “Feijão e Arroz - Juntos desde o Cerrado”. Adriano destacou que o Cerrado é uma região com grande potencial para a produção de feijão e arroz. "O clima pode ser favorável a esses dois cultivos, principalmente com a irrigação", explicou.

Também foi destacado sobre a importância da rotação de culturas entre o feijão e o arroz: "Essa prática ajuda a melhorar a fertilidade do solo e a reduzir o risco de pragas e doenças", disse.
Durante a realização do evento houve ainda uma homenagem ao pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão, Cleber Guimarães e ao engenheiro agrônomo da Completta Consultoria, Renato Caetano, pela avaliação e validação do Arbolin Biogenesis, um biofertilizante que pode revolucionar a produção de feijão.

O biofertilizante foi desenvolvido no trabalho realizado pela Krilltech, uma agtech brasileira que emergiu de uma parceria com a Universidade de Brasília e a Embrapa, focada no desenvolvimento de uma agricultura sustentável e de alta produtividade, e que desenvolveu o Arbolin Biogenesis, um produto único no mercado brasileiro. Ele foi produzido à base de nanopartículas de carbono que ajudam as plantas a absorverem mais nutrientes do solo.

O 9º Fórum do Feijão foi um evento importante para o setor e para a segurança alimentar do país. Ele proporcionou um espaço de discussão sobre os principais desafios e oportunidades para o setor produtivo do feijão e para a economia brasileira.

TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.