Mapa sedia exposição Amendoim: Orgulho Nacional e Qualidade Certificada
Ministério recebe exposição Amendoim: Orgulho Nacional e Qualidade Certificada durante a 3ª Semana Brasileira do Amendoim
Exposição destaca segurança e qualidade do produto brasileiro. Foto: Ministério da Agricultura e Pecuária / Divulgação
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) está sediando a exposição “Amendoim: Orgulho Nacional e Qualidade Certificada”, promovida pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab). Além disso, a mostra faz parte da 3ª Semana Brasileira do Amendoim, cuja solenidade de abertura ocorreu nesta quarta-feira (10), em Brasília-DF. Segundo a Abicab, a iniciativa celebra o Dia Nacional do Amendoim, em 13 de setembro, e visa fortalecer toda a cadeia produtiva do amendoim brasileiro.
Programa Pró-Amendoim e importância da cadeia produtiva
A exposição destaca o Programa Pró-Amendoim, instituído em 2001, que garante a segurança dos produtos à base de amendoim. Durante a cerimônia, o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, afirmou que a mostra representa o reconhecimento da importância da cadeia produtiva para o Mapa. “Temos muito orgulho de fazer parte do sucesso do setor. Além disso, é essencial reforçar que a cadeia do amendoim cresce continuamente em produção, qualidade e reconhecimento internacional”, declarou.
O presidente da Abicab, Jaime Recena, também ressaltou o crescimento do consumo de pastas de amendoim. Ele destacou o trabalho da associação para aumentar a visibilidade do produto no Brasil e no exterior. Além disso, enfatizou que o Programa Pró-Amendoim garante níveis seguros de aflatoxinas por meio de monitoramentos laboratoriais, auditorias e boas práticas, tornando o amendoim brasileiro um dos mais seguros do mundo.
Exportações e representatividade
De acordo com dados da Abicab, o Brasil ocupa a 13ª posição entre os maiores produtores mundiais de amendoim in natura. Entre janeiro e julho deste ano, foram exportadas mais de 251,4 mil toneladas, gerando receitas superiores a US$ 354,6 milhões.
Participaram ainda da solenidade o secretário de Política Agrícola, Guilherme Campos; o embaixador e diretor do Departamento de Promoção Comercial, Investimentos e Agricultura do Ministério das Relações Exteriores, Alez Giacomelli; o diretor da Abex-BR, Rafael Ciceri; o presidente da Câmara Setorial do Amendoim, José Rossato; além de prefeitos e representantes políticos.
