Caravana do Agroexportador impulsiona empresas brasileiras em feiras globais e fortalece o agro nacional no mercado internacional
Empresas brasileiras do agronegócio ampliam exportações com o apoio da Caravana do Agroexportador, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O programa percorre regiões do país, oferece capacitação e conecta produtores a pavilhões brasileiros em feiras globais. Assim, negócios já movimentam milhões de dólares.
Em 2025, setores como café, frutas, carnes, laticínios e mel conquistaram contratos e parcerias. Entre os destaques estão carne bovina premium para a Ásia e frutas para o Canadá.
Na SIAL Canadá, seis cooperativas brasileiras expuseram açaí, café, limão e embutidos. A ação gerou US$ 1,95 milhão em negócios imediatos. A expectativa é de mais US$ 6,53 milhões em 12 meses.
A Cooperlimão, de São Paulo, vendeu um contêiner de limões para o Canadá. Além disso, definiu embalagens e logística. Já o consórcio Cabruca levou cacau a Buenos Aires, despertando interesse de distribuidores argentinos e abrindo novas oportunidades.
A agenda de setembro reforçou a presença brasileira em três feiras globais. Na WorldFood Istanbul, empresas de feijões, cafés e industrializados negociaram com compradores de 80 países.
Na Fine Food, em Sidney, dez empresas brasileiras apresentaram pescado, café e bebidas. Assim, ampliaram contatos com importadores e redes de hotelaria. Por fim, a Expoalimentaria, em Lima, reuniu mais de 40 companhias do Brasil. A feira expôs também produtos da agricultura familiar, como mel, açaí e castanhas.
Segundo o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Luis Rua, o Brasil possui um agro diversificado. Dessa forma, a Caravana mostra que empresários podem acessar novos mercados com apoio do governo.
A Caravana do Agroexportador fortalece a cultura exportadora e amplia a competitividade do agro nacional. Além disso, aproxima produtores de compradores globais.
O programa promove diálogo com cadeias produtivas, oferece orientações sanitárias e fitossanitárias e ensina como participar de feiras. Assim, produtores aumentam suas chances de sucesso no mercado internacional.