Caravana Agro Exportador impulsiona exportações
Evento do Ministério da Agricultura orienta produtores sobre exportação de sementes e material de propagação
Caravana Agro Exportador em Ribeirão Preto destaca o interesse africano em sementes brasileiras. Foto: Ministério da Agricultura e Pecuária / Divulgação
A Caravana do Agro Exportador reuniu cerca de 100 produtores rurais, técnicos e empresários do setor de sementes e mudas em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. O evento, promovido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), apresentou oportunidades de exportação e mostrou o crescente interesse africano em sementes brasileiras.
África busca sementes brasileiras para expandir agricultura
Um dos destaques foi a palestra on-line do Adido Agrícola do Brasil em Angola, José Guilherme Leal. Ele explicou que parte do território angolano tem condições parecidas com as do Cerrado brasileiro. Por isso, países africanos demonstram forte interesse em sementes e mudas do Brasil para fortalecer o setor agrícola local.
Além disso, o evento contou com palestras de Fabiana Maldonado, que abordou ações da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Mapa. Houve também apresentações do Banco do Brasil, sobre o PROEX, e do PEIEX, programa da ApexBrasil em parceria com o Sebrae. Esses temas ajudaram os participantes a entender melhor as oportunidades e ferramentas de apoio à exportação.
Mapa reforça cultura exportadora no interior do país
O superintendente do Mapa em São Paulo, Estanislau Steck, destacou a importância das palestras e do diálogo com o público. De acordo com ele, o esclarecimento de dúvidas e a troca de experiências tornaram o evento mais dinâmico.
A Caravana do Agro Exportador é uma iniciativa da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, com apoio de diversas áreas e parceiros institucionais. O objetivo é fortalecer a cultura exportadora e aproximar produtores de mercados internacionais.
Desde o início do projeto, técnicos do Mapa e de instituições parceiras têm percorrido várias regiões do país para oferecer capacitação sobre processos de exportação e oportunidades no exterior. Em 2025, já foram realizadas 25 edições da Caravana.
Além disso, durante o evento em Ribeirão Preto, especialistas da Coordenação-Geral de Sementes e Mudas e do sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), ligados à Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), apresentaram informações práticas sobre regulamentação e cuidados no processo de exportação de sementes.
