Dados tema: 19

Acordo Mercosul-União Europeia aumentará demanda e desafios

Com a decisão histórica, se abre um novo horizonte para o comércio exterior brasileiro, que e impactará positivamente a imagem dos nossos produtos e serviços em outros mercados do planeta

Acordo Mercosul-União Europeia aumentará demanda e desafios

Assinatura do documento aconteceu hoje durante a cúpula do Mercosul, em Montevidéu

Foto do autor Redação RuralNews
06/12/2024 |

Foram precisos 25 anos de debates para que o Mercosul e a União Europeia entrarem em acordo e a definirem as negociações o entre os dois blocos. O anúncio da conclusão e assinatura do Acordo entre os países-membros do Mercosul e da União Europeia, foram feitos hoje (06/12) durante a cúpula do Mercosul, em Montevidéu.

A consolidação do acordo abre novas oportunidades de embarques para o mercado europeu, em condições mais vantajosas do que as cotas atualmente existentes para embarques de produtos brasileiros à União Europeia
Ricardo Santin, presidente da ABPA

Além de alavancar o comércio internacional, o consenso histórico ratifica o reconhecimento da qualidade do agronegócio brasileiro. Agora, a expectativa é de que as exportações nacionais de produtos como carne, soja e café sejam ampliadas, aumentando consideravelmente a demanda e os desafios para o setor no país.

Publicidade
Alexa
Publicidade
Banner publicitário

O acordo de Parceria Mercosul-União Europeia é de importância história e representa uma das maiores áreas de livre comércio bilaterais do mundo, mas depende da chancela do parlamento europeu. De forma inovadora, ele abre oportunidades de comércio e investimentos entre os dois blocos. Produtos agrícolas brasileiros, como suco de laranja, frutas, café solúvel, peixes, crustáceos e óleos vegetais terão tarifas eliminadas. Além disso, exportadores brasileiros também terão preferência na venda de carnes bovina, suína e de aves, açúcar, etanol, arroz, ovos e mel.

A oficialização do acordo após 25 anos de negociações, poderá contribuir indiretamente para acelerar a aprovação da regulamentação da Reforma Tributária no Congresso Nacional, pois será necessário aumentar a competitividade de nossos produtos e serviços para inseri-los no mercado europeu – e outros mais –, onde hoje a participação brasileira ainda é muito pequena.

Para o presidente da ABPA, Ricardo Santin, o acordo deve fortalecer ainda mais a relação entre os exportadores dos países do Mercosul e consumidores europeus.“A consolidação do acordo abre novas oportunidades de embarques para o mercado europeu, em condições mais vantajosas do que as cotas atualmente existentes para embarques de produtos brasileiros à União Europeia. As cotas atuais serão mantidas, e as novas estabelecidas pelo acordo deverão ser ocupadas, em especial, pelas exportações de produtos brasileiros.

Para o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), Janus Pablo Macedo, a conclusão das negociações é motivo de comemoração. Segundo ele, o acordo Mercosul-União Europeia é um marco histórico para o comércio internacional, especialmente para a agropecuária brasileira. Com ele, certamente haverá uma maior demanda pelos grãos e proteínas nacionais.

Para a Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), o fechamento do acordo entre os blocos econômicos mostra ao mundo que o Brasil não é apenas um fornecedor de commodities, mas também pode vir a ser de manufaturados.

"A importância do anúncio de hoje nesse primeiro momento, é mais política do que econômica. Quem faz uma aliança com a União Europeia pode fazer com qualquer país. Passamos aos olhos do mundo a ser ainda mais confiáveis, já que a União Europeia não fará acordo que possa trazer prejuízos aos seus membros", pontua José Augusto de Castro, presidente executivo da AEB.

"A competitividade é fundamental para permitir que o Brasil tire proveito do acordo. Temos que reduzir o custo Brasil para maximizar os resultados", adverte Castro.Entre janeiro e novembro deste ano, o Brasil exportou 205 mil toneladas de carne de frango para a União Europeia, gerando para o país receitas de US$ 749,2 milhões.

TAGS: #Acordo Mercosul e União Européia # Exportaçoes brasileiras para Europa
...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

Publicidade
Aspirador Robô
Publicidade
Ferramentas jardinagem2
Publicidade
Banner publicitário