INÍCIO AGRICULTURA Exportação

Rússia abre mercado para importação de ovos do Brasil

Negociações começam em 2021 e incluem outros derivados da avicultura

Publicado em 16/03/2024

A Rússia pode, agora, passar a importar ovos e produtos da avicultura brasileira, com a aprovação sanitária anunciada pelo governo daquele país. As exportações passam a depender apenas da qualificação das granjas e frigoríficos. A abertura de novos mercados pode expandir ainda mais o comércio exterior e fortalecer a confiança no sistema de controle de saúde do Brasil.

As negociações para isso começaram em 2021, durante visita do então presidente Jair Bolsonaro a Moscou para tratar, inicialmente, da compra de fertilizantes e diesel pelo Brasil. O presidente Vladimir Putin fez o pedido de envio de produtos da avicultura.
Brasil poderá enviar ovos para a Rússia nos próximos meses
Brasil poderá enviar ovos para a Rússia nos próximos meses

A exportação de produtos agrícolas para a Rússia foi superior a 1,25 bilhão de dólares em 2023. Devido à alta demanda, o Brasil participou do fornecimento de cerca de 50 mil toneladas de ovos ao mercado internacional no ano passado. O valor das exportações foi de 186 milhões de dólares. Com este novo anúncio, a agropecuária brasileira abrirá este ano seu 20º mercado em 15 países.
O secretário de comércio e relações internacionais do Mapa, Roberto Perosa, enfatiza a presença cada vez maior dos produtos agrícolas brasileiros no mercado internacional. “Diferentes cadeias agrícolas podem aproveitar uma nova abordagem de mercado, o que significa sustentabilidade para todos os participantes e geração de renda e riqueza para o Brasil e para o setor”, comentou.


O resultado positivo é fruto do esforço conjunto do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Ministério das Relações Exteriores.


TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.