Brasil e Filipinas assinam acordo para exportação de carnes
Documento revelado nesta terça-feira tem validade por três anos
Acordo prevê envio de carnes bovinas, de aves e de suínos. Foto: Secex
O Ministério da Agricultura informou, nesta terça-feira (12), que autoridades das Filipinas reconheceram a equivalência de sistemas de inspeção sanitária do Brasil para exportações de carnes bovina, suína e aves. O anúncio de "pré-listing" foi feito por meio da assessoria de imprensa do Mapa.
"Na prática, em resposta ao pedido brasileiro feito em 2023, o Departamento de Agricultura e Inspeção da Filipinas outorga ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) autorização para certificar e habilitar estabelecimentos auditados pela missão de inspeção do país asiático. Além disso, o acordo inclui a possibilidade de habilitar outras unidades produtivas que atendam aos requisitos estabelecidos", disse a pasta em nota.
O acordo entre os dois países para reconhecimento "system accreditation" é válido por três anos, até 28 de fevereiro de 2027.
Conforme a nota do ministério, em 2023 o Brasil exportou US$ 700 milhões em proteínas animais para as Filipinas, o equivalente a 394 mil toneladas. As importações globais das Filipinas do agro brasileiro totalizaram US$ 907,9 milhões, o equivalente a 836 mil toneladas de alimentos.
