INÍCIO AGRICULTURA Exportação

Agronegócio brasileiro tem expansão a 87 novos mercados em janeiro

Produtos do campo são vendidos a mais cinco países

O primeiro mês de 2024 foi marcado por avanços em acordos comerciais do agronegócio brasileiro. De acordo com balanço divulgado pela Secretaria de Comércio e Relações Internacionais, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Brasil registra a abertura de nove novos mercados em cinco países diferentes.


Mercadorias do Brasil são consumidas em todo o mundo. Foto: Shutterstock
Mercadorias do Brasil são consumidas em todo o mundo. Foto: Shutterstock

A expansão alcançou três continentes, em países como Botsuana na África, Estados Unidos e México na América, além de Filipinas e Paquistão na Ásia, para exportação de embriões e sêmen bovino, alevinos de tilápia, gelatina, colágeno, bovinos vivos e produtos do setor de reciclagem animal.



Janeiro deste ano estabeleceu mais um recorde de aberturas de mercados nos últimos cinco anos, superando 2018 com oito aberturas. No mesmo mês de 2023 foram 5, e em todo o ano passado, 78.



A expansão de mercados internacionais tem sido um fator importante no crescimento das exportações brasileiras. No ano de 2023, o agronegócio desempenhou um papel primordial, representando 49% do total das exportações do país. A receita gerada pelo setor alcançou a marca de US$ 166,55 bilhões, registrando um aumento de US$ 7,68 bilhões, ou 4,8%, em comparação com o ano anterior, 2022.




TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Ao continuar com o cadastro, você concorda com nossos termos de privacidade e consentimento da nossa Política de Privacidade.
Arquivo XML geradoArquivo XML geradoArquivo XML geradoArquivo XML geradoArquivo XML geradoArquivo XML geradoArquivo XML gerado