Preço do etanol hidratado recua em São Paulo, enquanto anidro avança
Mercado segue cauteloso com entrada da nova safra, variação do petróleo e expectativa sobre mudanças no PIS/Cofins
Etanol hidratado recua em SP com chegada da nova safra e atenção às mudanças tributárias. Foto: Canva
Levantamentos do Cepea indicam que o preço do etanol hidratado voltou a cair no mercado paulista na última semana. Entre os dias 14 e 17 de abril, o Indicador CEPEA/ESALQ para o produto fechou em R$ 2,7140 por litro (valor líquido de ICMS e PIS/Cofins), o que representa queda de 1,17% em relação ao período anterior.
Já o etanol anidro apresentou movimento oposto. No mesmo intervalo, o Indicador CEPEA/ESALQ registrou alta de 2,27%, fechando a R$ 3,1508 por litro, também líquido de impostos (sem PIS/Cofins).
Segundo pesquisadores do Cepea, o mercado segue marcado por cautela. A entrada do etanol da nova safra 2025/26 tem influenciado o comportamento dos agentes, que no momento concentram atenção no fechamento de contratos com o anidro. Além disso, o setor monitora de perto as oscilações nos preços do barril de petróleo e os possíveis efeitos sobre os valores da gasolina A nas refinarias.
Outro fator importante é a expectativa em torno da mudança na cobrança do PIS/Cofins, prevista para entrar em vigor a partir de 1º de maio. Essa alteração pode melhorar a liquidez do etanol hidratado nos próximos dias.
