Mapa determina recolhimento de produtos para equídeos da Nutratta por risco à saúde animal
Fabricante é investigada após registro de mortes em quatro estados e medida vale para itens fabricados desde novembro de 2024

Produtos para equídeos da Nutratta devem ser retirados do mercado após determinação do Mapa por risco à saúde animal. Foto: Canva

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) determinou o recolhimento, em todo o país, de todos os produtos destinados a equídeos fabricados pela empresa Nutratta Nutrição Animal Ltda. com data de fabricação a partir de 21 de novembro de 2024. A medida foi tomada devido ao risco à saúde animal e à suspensão da comercialização desses produtos.
A empresa está sob investigação desde 26 de maio, após o registro de 122 mortes de equinos em municípios dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Alagoas. Outros 36 óbitos ainda não foram investigados. Em todos os casos analisados até agora, os tutores relataram que os animais consumiram rações produzidas pela mesma empresa.
Segundo a Lei nº 14.515/2022 (Lei do Autocontrole), é obrigação do fabricante tomar medidas imediatas de autocorreção, como o recolhimento dos lotes afetados. O Mapa segue realizando ações de campo, incluindo necropsias, coletas de amostras e levantamentos nas propriedades onde houve ocorrência dos casos, com o objetivo de identificar tecnicamente os fatores associados às mortes.
O Ministério reforça que a responsabilidade legal da empresa se mantém, mesmo com as ações de fiscalização em andamento. Denúncias sobre casos semelhantes podem ser registradas na Ouvidoria do Mapa, acessível pelo link: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/canais_atendimento/ouvidoria/como-registrar-sua-manifestacao. É importante que o comunicado informe local da ocorrência, número de animais, número de afetados ou mortos, e o lote da ração.
O Mapa reitera seu compromisso com a saúde animal e a segurança da cadeia agropecuária nacional.
