Final Nacional do Crioulaço movimenta arena do Cavalo Crioulo, em Esteio

Evento vai de hoje até sábado, dia 16, com 250 animais inscritos
Imagem do autor

Publicado em 11/03/2024

Uma prova que simula as lidas no campo e a rotina na fazenda vai movimentar a pista do Cavalo Crioulo nesta semana. A final Nacional do Crioulaço 2024 reunirá tradição e esporte entre os dias 11 e 16 de março, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS). Já foram recebidas 250 inscrições em todas as categorias e a expectativa da Comissão do Crioulaço da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) é que esta edição supere o número de duplas de competidores do ano anterior.

A modalidade Crioulaço já é disseminada em todo território nacional e reúne homens, mulheres, famílias e amigos apaixonados pelo esporte e pelo Cavalo Crioulo. Competem, ao todo, em sete categorias: Força A, Força B, Força C, Laço Criador, Laço Prenda, Laço Família e Potros de Ouro.
Final Nacional do Crioulaço 2024  será disputada no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil. Foto: Felipe Ulbrich/Divulgação
Final Nacional do Crioulaço 2024 será disputada no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil. Foto: Felipe Ulbrich/Divulgação

Telmo Peixoto, coordenador da Comissão do Crioulaço, explica que, após várias etapas de seleção, os competidores passam por uma eliminação no estilo mata-mata, onde um erro é suficiente para a desclassificação. “Tem a fase classificatória com uma porcentagem de aproveitamento para passar para a fase final, e aí na fase final é mata-mata, onde o competidor que acertar a sua armada segue disputando até a final e o que errar, erra e está fora, até chegar nos ganhadores”, explica.Peixoto diz, ainda, que estão sendo aguardadas para entrada em pista, 180 duplas. Se confirmado, o número irá superar a marca de 154 do ano passado.

“Os números de etapas do ciclo também tiveram aumento significativo. Pequenas mudanças no regulamento favoreceram este aumento e a pista estar coberta é também um atrativo a mais para o laçador”, justifica.

A programação


12 de Março de 2024 (Terça-feira)8h às 20h – Início da entrada dos animais13 de março de 2024 (Quarta-feira)8h às 20h – Continuação da entrada dos animais14 de março de 2024 (Quinta-feira)8h às 20h – Continuação da entrada dos animais7h30min – Laço Proprietário (Classificatória)

Laço Família

Laço Prenda
Laço Jovem

Potros de Ouro (Classificatória)


15 de março de 2024 (Sexta-feira)

8h às 20h – Continuação da entrada dos animais

7h30min – Laço Criador C (Classificatória) (Passam 10 para final)

Laço Criador B (Classificatória) (Passam 10 para final)

Laço Criador A (Classificatória) (Passam 10 para final)

Laço Dupla Final Nacional C (Classificatória)

Laço Dupla Final Nacional B (Classificatória)

Laço Dupla Final Nacional A (Classificatória)

Abertura Oficial da Final Nacional do Crioulaço

16 de Março de 2024 (Sábado)

7h30min - Final Laço Criador Força C

Final Laço Criador Força B

Final Laço Criador Força A

Final Nacional Dupla Força C (Para em 12 ou menos)

Final Nacional Dupla Força B (Para em 10 ou menos)

Final Potros de Ouro

Final Nacional Dupla Força A


TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.