Agro brasileiro empregou mais de 28 milhões de pessoas em 2023, diz a CNA

Salário de empregados no campo subiu 4,3% acima da inflação no ano passado
Imagem do autor

Publicado em 15/03/2024

Mais de 28,3 milhões de pessoas formam a camada da população empregada pelos diversos setores do agronegócio no Brasil. O dado é referente a 2023, quando o agro teve participação de 26,8% no total de empregos no país, com um crescimento de 1,2% em relação a 2022.

Os dados são do novo boletim Mercado de Trabalho no Agronegócio Brasileiro, elaborado pela CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) e pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, o Cepea.
Boletim do ;ultimo trimestre do ano passado foi divulgado nesta quinta
Boletim do ;ultimo trimestre do ano passado foi divulgado nesta quinta

O resultado representou um aumento de 1,2% na população ocupada na comparação com 2022, impulsionado principalmente pelo desempenho nos agrosserviços, que teve alta de 8,4% (+772,2 mil pessoas) no número de empregados no ano passado.

O segmento de insumos também se destacou em 2023, com crescimento de 5,1% (+14,5 mil pessoas) na população empregada em relação ao ano anterior. “O avanço em ambos os segmentos é reflexo sobretudo do excepcional desempenho da produção dentro da porteira, o que estimula outros segmentos”, diz o boletim.

Já a população ocupada no setor primário (agropecuária) teve queda de 5%. Na agroindústria, o comportamento ficou praticamente estável.
Em relação ao perfil da mão de obra, na comparação entre 2022 e 2023, observou-se que o aumento da população ocupada no agronegócio foi puxado, principalmente, por empregados formais (com carteira assinada) e com maior nível de instrução.

Já os rendimentos mensais dos empregados assalariados no agronegócio subiram 4,3% em 2023 na comparação com 2022, superando a média do País, que foi de 4%.





TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Texto publicado originalmente em

Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.