Agro brasileiro empregou mais de 28 milhões de pessoas em 2023, diz a CNA

Salário de empregados no campo subiu 4,3% acima da inflação no ano passado
Imagem do autor

Publicado em 15/03/2024

Mais de 28,3 milhões de pessoas formam a camada da população empregada pelos diversos setores do agronegócio no Brasil. O dado é referente a 2023, quando o agro teve participação de 26,8% no total de empregos no país, com um crescimento de 1,2% em relação a 2022.

Os dados são do novo boletim Mercado de Trabalho no Agronegócio Brasileiro, elaborado pela CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) e pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, o Cepea.
Boletim do ;ultimo trimestre do ano passado foi divulgado nesta quinta
Boletim do ;ultimo trimestre do ano passado foi divulgado nesta quinta

O resultado representou um aumento de 1,2% na população ocupada na comparação com 2022, impulsionado principalmente pelo desempenho nos agrosserviços, que teve alta de 8,4% (+772,2 mil pessoas) no número de empregados no ano passado.
O segmento de insumos também se destacou em 2023, com crescimento de 5,1% (+14,5 mil pessoas) na população empregada em relação ao ano anterior. “O avanço em ambos os segmentos é reflexo sobretudo do excepcional desempenho da produção dentro da porteira, o que estimula outros segmentos”, diz o boletim.

Já a população ocupada no setor primário (agropecuária) teve queda de 5%. Na agroindústria, o comportamento ficou praticamente estável.
Em relação ao perfil da mão de obra, na comparação entre 2022 e 2023, observou-se que o aumento da população ocupada no agronegócio foi puxado, principalmente, por empregados formais (com carteira assinada) e com maior nível de instrução.

Já os rendimentos mensais dos empregados assalariados no agronegócio subiram 4,3% em 2023 na comparação com 2022, superando a média do País, que foi de 4%.





TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Texto publicado originalmente em

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.