O diplomata e ex-embaixador do Brasil em Londres (1994-1999)e em Washington (1999-2004), Rubens Barbosa, declarou ao Broadcast Político que irá votar no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) neste segundo turno. "Após meu partido, o PSDB, liberar os membros e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso declarar voto público no Lula, também formalizo publicamente meu apoio e meu voto em Lula/Alckmin", disse Barbosa, em entrevista exclusiva para a Agência Estado.
Também diretor-presidente do Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Irice) e presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), Barbosa disse que sua decisão é motivada pelo País. "Não tomei essa decisão pensando em pessoas e partidos. Pensando no Brasil, acho que o risco que corremos de ter uma crise institucional com essa bancada radical que foi eleita no Senado e na Câmara dos Deputados ao lado do presidente Jair Bolsonaro é grande. Não devemos correr o risco de ter uma decisão desse grupo radical que possa afetar a democracia e instituições no Brasil", afirmou Barbosa.
O embaixador Rubens Barbosa foi nomeado Presidente-Executivo em 2016, em sucessão ao embaixador Sergio Amaral que esteve à frente da associação por oito anos. No primeiro turno, o diplomata apoiou a candidata Simone Tebet (MDB), presidenciável da chapa entre PSDB e MDB. (Agência Estado)