Durante a 40ª edição da Expovel, o Sindicato Rural de Cascavel, junto com o Senar-PR, promoveu a segunda edição de seu concurso de culinária. Ao longo da Exposição alunas que participaram do curso de derivados de leite participaram de um concurso de melhor prato, tanto doce como salgado. Todas as participantes ganharam mimos da entidade. “Esse é o Senar. Oportuniza a opção de melhorar e diversificar a comida em casa, como também proporcionar novas fontes de renda no campo”, resumiu o presidente do sindicato, Paulo Orso.
Para avaliar os pratos, jurados foram convocados. Eles avaliaram o sabor, aroma, textura, apresentação entre outros quesitos. Depois de uma avaliação minunciosa, eles chegaram a um veredito, que foi anunciado pelo diretor secretário do sindicato, Paulo Vallini.
Carla e Edivânia venceram a competição do prato salgado com o queijo minas frescal temperado. O segundo lugar ficou com Odila e Mônica, que fizeram o prato requeijão fundido de corte. “Sempre buscamos aprender com os cursos. Trabalhamos com leite e foi uma boa experiência, saindo da rotina e se divertindo”, disse Edivânia.
Nos doces, quem venceu foi a dupla Fernanda e Sandra, que fizeram uma torta doce de ricota. O segundo lugar ficou com a dupla Denise e Mariana, que fizeram o chocomilk. “Todo mundo olhou um pouco de lado para a ricota e nós abraçamos ela. E vencemos”, comemorou Fernanda.
A instrutora responsável pelo curso foi Zeli Ferreira da Silva. “É só fazer com amor que tudo dá certo. Dividimos elas em duplas e perguntamos o que queriam fazer e eu só acompanhei para ver se estava dando tudo certo. No entanto, quem fez mesmo foram elas. Estão todas de parabéns”, disse a instrutora.