INÍCIO AGRICULTURA Economia

Veja como foi esta segunda no mercado de commodities

E saiba como foi o dia no mercado financeiro
Imagem do autor
- Especial para Rural News
Publicado em 11/03/2024

Futuros da soja entregam parte dos ganhos vistos no último pregão. Graficamente, o contrato atual da soja chegou em um ponto de resistência importante. Este ponto anteriormente conseguiu reprimir o ímpeto vendedor. A resistência em questão foi a mínima de 2021 ($11,80/bu). O que antes era suporte agora vira resistência. Ao fim do pregão desta segunda-feira (11), a soja encerrou com queda de -0,40% cotada a $11,79/bu.

O farelo caiu -1,23% e apenas o óleo subiu 1.02%. Tendo em vista o lado dos fundamentos, também podemos dizer que essa queda se deu por conta de um ritmo menor nas exportações, com base nos números das inspeções semanais que vieram cerca de 400 mil tons abaixo da semana anterior.
Milho teve um dia de alta nas movimentações da B3
Milho teve um dia de alta nas movimentações da B3

Milho

A commodity encerrou o pregão com apreciação de 0,45%, aqui vemos o oposto da soja, tivemos um aumento no interesse pelo milho americano devido aos baixos preços atingidos nas semanas anteriores. Como pode se constatar nas inspeções, o EUA está com um ritmo ok para o milho, tendo embarcado acima de 1MT.Outro fator fundamentalista que ajuda a dar suporte para a alta dos preços na CBOT é a atual valorização do milho brasileiro.
Na B3 tivemos mais um dia de alta para o contrato de maio (+1,53%) que desde o fundo marcado no último dia fevereiro, já se apreciou em mais de 11%. Esta súbita alta nos preços da B3 tem raízes nas preocupações com a possibilidade de um clima mais quente e seco e o milho que foi plantado antecipadamente pode até escapar do frio, mas gera muita cautela quando se trata da falta de condições hídricas. Os mapas climáticos dessa semana mostram pouquíssimo volumes de chuva para os próximos 5 dias e mapas de calor sugerem que as temperaturas podem chegar acima dos 40 °.

Trigo

Aproveitando esses bons ventos no mercado de milho, o trigo também conseguiu estabelecer uma alta no pregão de hoje, acumulando +1,77%.

Bolsas

No cenário macro, o dia foi marcado por um sentimento misto. China subiu +0,74% e Hong Kong +1,25%. Enquanto o Japão caiu -2,34% e Austrália -1,82%. Tivemos uma queda expressiva nos contratos de minério de ferro, que caíram cerca de 8% entre o pregão noturno e o regular. E isso impactou fortemente as mineradoras ao redor do globo, nosso índice também sofreu com isso, a Vale no momento cai -3,11% e contribui fortemente para a queda de -0,73% do Ibovespa. No EUA o dia foi mais tranquilo e as bolsas por lá operam estáveis.


Sobre o autor

Sócio da Granoeste Investimentos desde 2016, graduado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná e MBA em Inteligência Financeira pela Universidade Positivo. Especialista em renda variável de mercados globais e nacionais. Correspondente Bancário FBB100 Profissional credenciado junto a CVM como Agente Autônomo de Investimentos.
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.