Valor dos alimentos pagos aos produtores diminuiu no começo do ano
De acordo com o Cepea, o IPPA reduziu 1,4% no mês de janeiro comparado com o mês anterior

No cenário internacional, os valores dos alimentos convertidos em reais avançaram 1,4%

Em janeiro, o Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (IPPA/CEPEA) recuou 1,4% em termos nominais, frente ao mês anterior. Segundo pesquisas do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), com exceção do IPPA-Cana-Café, que avançou 4%, todos os demais grupos de alimentos apresentaram queda na comparação mensal.
O IPPA-Grãos teve queda de -3,3%, IPPA-Pecuária -1,5% e o IPPA-Hortifrutícolas -3,8%. O IPA-OG-DI Produtos Industriais, calculado e divulgado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), teve ligeiro crescimento de 0,6%, o que indica que, de dezembro para janeiro, os preços agropecuários caíram frente aos industriais da economia brasileira.
Mundo
No cenário internacional, os valores dos alimentos convertidos em Reais avançaram 1,4%, resultado da combinação de queda do dólar (-1,2%) e alta externa dos alimentos (2,6%). Já na comparação anual (janeiro/24), levantamentos do Cepea mostram forte elevação de 16,8% do IPPA, em razão dos avanços observados em todos os grupos de alimentos
O IPPA-Cana-Café registrou alta de 32,3%, IPPA-Pecuária 23,9%, IPPA-Grãos 6,8% e o IPPA-Hortifrutícolas 1,4%. Em igual comparativo, o IPA-OG-DI teve alta de 6,2% e os preços internacionais dos alimentos convertidos em reais, de 31,3% (combinação de aumento de 7,2% nos valores dos alimentos e de expressivos 22,5% do dólar).
Fonte: Cepea
