O Governo não atrapalhando já está bom

Presidente da AZ Quest, que cuida de investimentos que somam mais de 24 bilhões de reais, Walter Maciel vislumbra para a economia brasileira um futuro bem mais risonho do que andam apontando as previsões dos agentes financeiros.
Imagem do autor
- Especial para Rural News
Publicado em 19/01/2024

Contrariando as expectativas do mercado divulgadas semanalmente no boletim Focus do Banco Central, que cravam para este ano uma alta de 1,59% no PIB, a sua gestora projeta um crescimento acima de 2%.

Walter Maciel, presidente da AZ Quest, que cuida de investimentos que somam mais de 24 bilhões de reais, vislumbra para a economia brasileira um futuro bem mais risonho do que andam apontando as previsões dos agentes financeiros.
Boletim Focus, do Banco Central, crava para este ano uma alta de 1,59% no PIB
Boletim Focus, do Banco Central, crava para este ano uma alta de 1,59% no PIB

Com a balança comercial do país cada vez mais robusta, Maciel avalia que, nesse ritmo, é grande a probabilidade de o dólar perder ainda mais força internamente e diz que não ficará surpreso se a moeda norte-americana chegar próxima de R$ 4,30 no fim de 2024.
Quanto ao governo Lula, acrescento eu, se parar de hostilizar os empresários, de xingar os produtores rurais, de instigar a polarização política e de promover uma irresponsável gastança sem limites do dinheiro público, vai ajudar bastante

“A minha preocupação para daqui a cinco anos”, sublinhou Maciel na entrevista concedida ao portal da revista Exame, “é nós exportarmos tanto que o real venha a se valorizar demais e o Brasil possa perder competitividade internacional. Mas aí seria um problema bom, pois daria para aumentar as reservas para desvalorizar o real ou montar um fundo soberano. Acho que estamos em um caminho espetacular”, completou.

Porém, ele alerta que para esse cenário positivo se concretizar não pode haver grandes problemas fiscais. O equilíbrio entre receita e despesa precisa ser buscado a qualquer preço. Aliás, nove entre dez economistas dizem que já é considerável o risco de um descontrole catastrófico das contas da União no curto prazo se a tendência gastadora da atual administração federal não for contida.
Fora isso, perguntado sobre os principais fatores que sustentam sua visão otimista, Maciel destacou as reformas realizadas durante os governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro e o aumento de produção do petróleo e do agronegócio.

Quanto ao governo Lula, acrescento eu, se parar de hostilizar os empresários, de xingar os produtores rurais, de instigar a polarização política e de promover uma irresponsável gastança sem limites do dinheiro público, vai ajudar bastante.

Sobre o autor

Jornalista e publicitário apaixonado por vinhos, gastronomia, música e viagens (não necessariamente o tempo todo nessa mesma ordem), Caio Gottlieb é paranaense de Pato Branco e um dos profissionais mais conhecidos da imprensa do estado. Vive desde a adolescência em Cascavel, onde desenvolve uma longeva e bem-sucedida carreira na área da comunicação. Sócio de sua filha Ligia Gottlieb Salomão na agência de publicidade que leva seu nome, uma das mais tradicionais da região, ele produz e apresenta o programa de entrevistas Jogo Aberto na TV Tarobá e assina um blog com notícias de política, economia, cultura, variedades e, é claro, vinhos, postado no portal CGN. Com ativa participação em entidades representativas do setor produtivo, é diretor de comunicação da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar) e membro do Conselho Deliberativo da Associação Comercial e Industrial de Cascavel.
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Destaques
Mais lidas
1
Quedas e oscilações de energia causam prejuízo milionário no campo
2
Brasil ainda tem fortes pancadas de chuva nesta sexta
3
Arroba do gado pronto tem queda em algumas praças brasileiras
4
Soja encerra a semana com mais um dia de queda na Bolsa de Chicago
5
Mais um dia de forte queda para o complexo da soja em Chicago
6
Brasil deve seguir com grande produção bovina em 2024 e elevar exportações
7
Mau cheiro de navio com 19 mil bois do RS surpreende moradores da Cidade do Cabo
8
Conheça o AgroBanker, a nova carreira do agronegócio
9
PR está entre os os três maiores exportadores do agronegócio do país em janeiro
10
Calor volta a acelerar a maturação do tomate e preço cai nos atacados
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.