Índice calculado pelo Cepea cai 4,2% em maio com queda em todos os grupos, mas sobe 20% nos cinco primeiros meses de 2025
De acordo com levantamento do Cepea, o Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (IPPA/CEPEA) teve queda de 4,2% em maio na comparação com abril. O recuo foi influenciado por baixas em todos os grupos analisados: o IPPA-Grãos caiu 4,5%, o IPPA-Pecuária, 4,1%, o IPPA-Hortifrutícolas, 12,7%, e o IPPA-Cana-Café, 1,8%.
No mesmo período, o Índice de Preços por Atacado de Produtos Industriais (IPA-OG-DI), calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), registrou queda menor, de 0,7%. Isso indica que, entre abril e maio, os preços agropecuários se desvalorizaram mais do que os industriais no cenário doméstico.
No mercado internacional, os preços dos alimentos convertidos para Reais caíram 2,4% no mês, influenciados por dois fatores: a desvalorização de 2% do dólar frente ao Real e uma leve retração de 0,4% nos preços internacionais dos alimentos.
Apesar da queda em maio, o IPPA acumula alta de 20% nos cinco primeiros meses de 2025 em comparação ao mesmo período de 2024. O avanço foi impulsionado pelas altas nos grupos IPPA-Grãos (10,7%), IPPA-Pecuária (27,9%) e IPPA-Cana-Café (35,6%). Em contrapartida, o IPPA-Hortifrutícolas apresentou queda de 9,7% no acumulado do ano.
Ainda na mesma base de comparação, o IPA-OG-DI teve elevação de 5,9%, enquanto os preços internacionais dos alimentos convertidos para Reais subiram 10,5%. Essa variação foi resultado da valorização de 15,4% do dólar e do aumento de 1,2% nos preços internacionais dos alimentos.