O promissor mercado de orgânicos foi, sem dúvida, um dos pontos de maior destaque deste ano na ANUFOOD Brazil 2022 -- Feira Internacional para Alimentos e Bebidas, no São Paulo Expo. Isso porque o mercado de alimentação está de olho nas tendências e demandas de bem-estar que o consumidor tem exigido cada vez mais. Para dar informações sobre o setor e, principalmente, a respeito do perfil deste consumidor, o auditório Food Trends recebeu Ming Liu, diretor da Organis, entidade setorial de promoção dos orgânicos.
Liu trouxe dados da pesquisa "Panorama do Consumo de Orgânicos no Brasil", realizada pela associação em parceria com a consultoria Brain e com a iniciativa Unir Orgânicos. Entre os dados apresentados, o diretor mostrou que o maior motivo que leva ao consumo de alimentos orgânicos é a melhoria da saúde, que o local preferido para compra é o supermercado, que há preferência por orgânicos comprados de produtores locais e que não há, hoje, uma marca consolidada de orgânicos que o consumidor consiga referenciar.
"O mercado de bem-estar tem determinado o que o varejo vai vender. Os orgânicos abrem uma série de possibilidades, porque podem ser veganos, sem glúten e atender a uma variedade de perfis de consumidor. E como não há consenso sobre qual marca é referência de orgânicos no mercado, existe uma janela de oportunidade para trabalhar brand", afirma Liu. Depois de explorar os dados sobre os orgânicos no Brasil, Liu convidou os representantes de três startups do segmento: Eduardo Petrelli, da Diferente Orgânicos, Leonardo Dallegrave Afonso, da Papapá Orgânicos, e Henrique Castan, da Nutriens.
Na roda de conversa, os responsáveis pelas startups tiveram a oportunidade de falar sobre seus negócios, aprendizados, processos e propósitos. Dudu Petrelli, CEO da Diferente, que vende assinatura de cestas de alimentos orgânicos, falou sobre seu recente modelo de negócio, que, além de oferecer alimentos mais saudáveis, está alinhado com ações ambientais e sociais importantes, que são: o combate ao desperdício de alimentos e a democratização dos alimentos orgânicos, ações possíveis a partir do resgate de frutas, verduras e legumes que seriam jogados no lixo por causa da aparência. "Identificamos essa dor e queremos auxiliar na solução do problema do desperdício de comida e do valor desses produtos a partir da compra de alimentos rejeitados por serem fora do padrão. Assim, conseguimos oferecer cestas de alimentos orgânicos até 40% mais baratos do que os preços praticados no mercado", explica Petrelli.
Mais de 1,7 mil reuniões entre expositores, compradores e fornecedores são realizadas nas Rodadas de Negócios ANUFOOD Brazil. As Rodadas de Negócios da ANUFOOD Brazil 2022, que encerra nesta quinta-feira (14), no São Paulo Expo, superaram as expectativas da Koelnmesse, promotora da feira. Nos três dias de evento foram realizados mais de 1,7 mil encontros entre produtores e tomadores de decisões do setor de alimentos e bebidas do país e compradores e fornecedores brasileiros e do exterior. Segundo Gabriel Walmory, da empresa Broggini Partners, responsável pela organização das rodadas, tinham sido agendas 1,3 mil reuniões.
O interesse dos expositores foi aumentando e fez com que a Broggini Partners, abrisse espaço para encaixes na agenda. "Além disso, as empresas também fizeram reuniões não programadas", explica Walmory. Renata Constâncio Cortez, gerente comercial de importação do Super Muffato, maior grupo supermercadista do Sul do Brasil, confirma que houve encontros além dos programados. Com cerca de 40 rodadas de negócios agendadas por dia, a gerente conta que recebeu mais 15 empresas por dia. "Estamos aqui para fazer negócios e percebemos que as demais empresas também estão com esse foco. Tivemos um retorno muito bom".
Participando pela terceira vez da ANUFOOD Brazil, Renata analisa que a feira, por ter todo o foco nos negócios, supera eventos semelhantes. "Tanto expositores como visitantes vêm para prospectar oportunidades de negócios e parcerias, as rodadas facilitam este relacionamento, pois o contato nos estandes são menos produtivos devido a movimentação de pessoas".
Além de compradores e fornecedores de todas as regiões do país, as rodadas de negócios também contaram com representantes do Peru, Paraguai, Argentina, Chile e Uruguai.