Economia global pode ser prejudicada com Interrupções de tráfego marítimo no Mar Vermelho

O Canal é o caminho marítimo mais rápido entre Europa e Ásia e economiza tempo e dinheiro para as transportadoras, evitando que os navios tenham de contornar toda a África

Publicado em 21/12/2023

Os recentes acontecimentos no mar vermelho, com ataques de mísseis a navios porta-contentores neste ponto marítimo, colocaram o transporte global num estado de incerteza e podem levar os navios a percorrerem uma rota muito mais longa e isso pode afetar em muito a economia global. O Mar Vermelho vai do estreito de Bab-el-Mandeb, na costa do Iêmen, até o Canal de Suez, no norte do Egito.

O Canal é o caminho marítimo mais rápido entre Europa e Ásia e economiza tempo e dinheiro para as transportadoras, evitando que os navios tenham de contornar toda a África. Com os ataques, esse cenário muda, o que pode encarecer o preço dos seguros e aumentar o custo de transporte dos produtos, gerando efeitos em cascata nas cadeias logisticas.
Recentes ataques a navios comerciais no Mar Vermelho têm causado interrupções no tráfego de algumas das maiores companhias marítimas e petrolíferas do globo, o que pode causar implicações graves e prejudicar a economia global.
Recentes ataques a navios comerciais no Mar Vermelho têm causado interrupções no tráfego de algumas das maiores companhias marítimas e petrolíferas do globo, o que pode causar implicações graves e prejudicar a economia global.

As maiores empresas de transporte marítimo do mundo – Maersk, Hapag-Lloyd, CMA CGM Group e Evergreen – já anunciaram a interrupção do transporte através do Mar Vermelho. A Flexport, maior transportadora de contêineres do globo, também já afirmou que evitará o Canal de Suez. Ela tem atualmente 2.206 TEUs em navios porta-contêineres que deveriam transitar pelo sul do Mar Vermelho e pelo Golfo de Aden nos próximos dias.

A petroleira BP também afirmou que está realizando uma pausa no envio dos carregamentos de petróleo que passam pelo Canal em razão da insegurança atual. O preço do petróleo já subiu após o anúncio da petroleira e mostra a importância do canal para o mercado e começa a impactar também o comércio de petróleo.
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Destaques
Mais lidas
1
Quedas e oscilações de energia causam prejuízo milionário no campo
2
Arroba do gado pronto tem queda em algumas praças brasileiras
3
Brasil ainda tem fortes pancadas de chuva nesta sexta
4
Soja encerra a semana com mais um dia de queda na Bolsa de Chicago
5
Mais um dia de forte queda para o complexo da soja em Chicago
6
Mau cheiro de navio com 19 mil bois do RS surpreende moradores da Cidade do Cabo
7
Brasil deve seguir com grande produção bovina em 2024 e elevar exportações
8
Conheça o AgroBanker, a nova carreira do agronegócio
9
PR está entre os os três maiores exportadores do agronegócio do país em janeiro
10
Calor volta a acelerar a maturação do tomate e preço cai nos atacados
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.