O programa Compra Direta Paraná, do Governo do Estado, tem ajudado a garantir alimentação saudável semanalmente para 80 famílias em Paranavaí, no Noroeste, além de aumentar a renda dos produtores rurais. Somente no município, são atendidos quatro Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), o Abrigo Anjo da Guarda – serviço de acolhimento para crianças e adolescentes – e a Casa Lar do Idoso.
Por meio do Compra Direta são adquiridos alimentos destinados à rede socioassistencial nos municípios paranaenses. Atestada a entrega dos produtos nas condições exigidas pelo edital, o Estado faz o pagamento para a associação ou para a cooperativa habilitada. A coordenação é da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, por meio do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional.
Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social, o programa se destaca na inclusão das famílias em situação de vulnerabilidade, principalmente no fornecimento de produtos e na diversidade de mercadorias que chegam à casa de muitas famílias, promovendo a melhoria das condições de saúde e nutricionais.
O chefe do núcleo regional da Seab em Paranavaí, José Jorge Oliveira Neto, destaca que o Compra Direta colabora com o fortalecimento das instituições municipais para dar atendimento à população vulnerável. Na outra ponta, o programa também beneficia os agricultores familiares. “É uma forma de agregar valor aos seus produtos, com a garantia da venda e com preços justos, colaborando com a fixação das famílias no campo”, diz.
O coordenador regional do programa, Edilson de Oliveira, reforça o papel do Compra Direta na pandemia. “É de suma importância atender os mais necessitados, para amenizar os efeitos da fome”.
AGRICULTURA FAMILIAR – A presidente da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais de Paranavaí e Região (COAPAV), Lourdes de Oliveira Velasco, relata que, além de possibilitar a comercialização dos produtos e ajudar as famílias vulneráveis, o programa colabora para a popularização da agricultura familiar.
“Para a COAPAV, o programa abriu muitas oportunidades. Uma delas foi o reconhecimento através dos alimentos que fornecemos, pois muitas pessoas não sabiam que há uma cooperativa de agricultura familiar na cidade, e com o passar do tempo ela tem sido mais vista e procurada, então isso é muito gratificante”, conta.
Com 65 cooperados, a entidade comercializa suco de laranja, frutas, panificados, hortaliças, legumes e tubérculos. No início de agosto, a cooperativa recebeu a visita do secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.
A COAPAV foi fundada em 2011 com o objetivo de unir pequenos produtores para participar de projetos institucionais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O Compra Direta Paraná, do qual a entidade participa desde 2020, soma-se a essas iniciativas que possibilitam as vendas programadas, contribuindo para o aumento da produtividade e variedade de produtos.
PROGRAMA – O primeiro edital do Compra Direta, em 2020, destinou R$ 20 milhões. Aproximadamente 12,5 mil agricultores vinculados a 147 cooperativas ou associações de pequenos produtores participaram. Eles forneceram gêneros alimentícios a mais de 900 entidades, com estimativa de atendimento a cerca de 530 mil pessoas.
O Decreto 7.306, de 13 de abril de 2021, transforma o Compra Direta Paraná em uma política de Estado. Os recursos são do Fundo Estadual de Combate à Pobreza. Para este ano, está previsto um investimento de R$ 27 milhões. Foram contratadas 148 cooperativas e associações da agricultura familiar (18.052 agricultores) que estão entregando os gêneros em 1.100 entidades da rede socioassistencial. Ao todo, serão entregues 3.730 toneladas de 75 itens diversos.