INÍCIO AGRICULTURA Economia

Brasil tem mais de 30,3 milhões de trabalhadores rurais

Valter Casarin

O Brasil é um país que contém uma região agrícola diversificada onde coexistem grandes culturas (soja, milho, cana, café, frutas, legumes, flores, florestas plantadas, etc.) e pecuária (bovinos, suínos, aves, etc.). Sua agricultura é verdadeiramente comprometida e de qualidade. Conhecida e reconhecida pela capacidade produtiva, mesmo em condições de um solo ácido e de baixa fertilidade.

Para manter e desenvolver esta riqueza, é necessário a ação de operadores recrutados para as diversas funções dentro de um estabelecimento rural. Atualmente, são mais de 30,3 milhões de trabalhadores rurais no Brasil, segundo o Ministério da Previdência Social. Eles estão presentes na limpeza e manutenção, preparando a terra e cultivando, bem como na colheita e despacho dos produtos. Dentre outras funções, o trabalhador rural é um gerente da propriedade rural.



Perante os inúmeros desafios que enfrenta, o setor agrícola mantém a sua pujança e a dinâmica de contratação. Os constantes recordes de produção refletem na ampla gama de oportunidades de emprego, não somente no campo, mas também em áreas relacionadas à gestão e tecnologia. Em 2023 registrou um total de 341 mil novas pessoas empregadas.



Comemorar o Dia do Trabalhador Rural, em 25 de maio, é celebrar o trabalho da semente à mesa. Os trabalhadores rurais apoiam o crescimento da agricultura brasileira. São eles os heróis anônimos do nosso sistema alimentar, assumindo o trabalho árduo de preparar os campos, semear, colher e processar os alimentos que alimentam o Brasil e parte do nosso planeta.



A iniciativa Nutrientes para a Vida está junto com o trabalhador rural no incentivo de sua importância para a segurança alimentar mundial e sua ação na produção sustentável de alimentos. Ressaltamos a importância de uma das principais ferramentas do processo produtivo: o fertilizante. Esse insumo é a forma mais barata e rápida para fornecer os nutrientes fundamentais para o crescimento, desenvolvimento e produção dos vegetais. É com o uso dos fertilizantes que se torna possível produzir com alimentos com qualidade nutricional, o qual irá alimentar a crescente população do planeta.



Parabéns trabalhador rural por sua nobre missão de trabalhar a terra em prol de poder alimentar, vestir e fornecer energia para movimentar a vida da população!



Valter Casarin é coordenador geral e científico da Nutrientes Para a Vida é graduado em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias/UNESP, Jaboticabal, em 1986 e em Engenharia Florestal pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"/USP, Piracicaba, em 1994. Concluiu o mestrado em Solos e Nutrição de Plantas, em 1994, na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz". Recebeu o título de Doutor em Ciência do Solo pela École Supérieure Agronomique de Montpellier, França, em 1999. Atualmente é professor do Programa SolloAgro, ESALQ/USP e Sócio-Diretor da Fertilità Consultoria Agronômica.




TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Ao continuar com o cadastro, você concorda com nossos termos de privacidade e consentimento da nossa Política de Privacidade.