Dados tema: 17
HOME | Notícias | Defesa agropecuária

Mapa barra entrada de besouro exótico em mel trazido da Bielorrússia

Cryptophagus scanicus foi identificado em favo de mel transportado por passageiro no Aeroporto de Guarulh

Mapa barra entrada de besouro exótico em mel trazido da Bielorrússia

Foto: Ministério da Agricultura e Pecuária/Divulgação

Foto do autor Redação RuralNews
10/05/2025 |

A equipe do sistema de Vigilância Agropecuária (Vigiagro) do Aeroporto de Guarulhos impediu a entrada no Brasil do besouro Cryptophagus scanicus, espécie exótica com potencial de infestação em criações de abelhas. A presença desse inseto ainda não havia sido registrada no país, e seu impacto no sistema de produção nacional e ambiental é considerado imprevisível.

Publicidade
Alexa
Publicidade
Banner publicitário

A apreensão ocorreu durante uma inspeção de rotina. Uma servidora do Vigiagro identificou mel e outros produtos agropecuários vindos da Bielorrússia na bagagem de um passageiro. No favo de mel, havia larvas e besouros, e o material foi enviado ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) de Goiás. A identificação da espécie foi confirmada por meio de exame de DNA.

O Vigiagro e o LFDA são estruturas do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), responsável pela fiscalização de produtos com potencial de risco sanitário.

Segundo Marcelo Mota, diretor do Departamento de Saúde Animal do Mapa, a entrada do Cryptophagus scanicus em favos de mel sem o cumprimento dos requisitos sanitários representa risco significativo para o país.

A importação dos produtos apreendidos descumpria a Instrução Normativa nº 21, de 2013, que exige a apresentação de Certificado Veterinário Internacional para garantir condições sanitárias adequadas e ausência de parasitas externos em produtos apícolas.

Os Cryptophagus scanicus são conhecidos como besouros de fungos de seda. Adultos e larvas são fungívoros e podem ser encontrados em colmeias, ninhos de outros himenópteros, madeira podre, lã, pelos e penas. Podem transmitir esporos de fungos aos produtos e favorecer o crescimento fúngico.

Apesar de não constarem na lista de doenças de notificação obrigatória prevista na Instrução Normativa nº 50, de 2013, esses besouros estão sujeitos a medidas de defesa sanitária animal por sua capacidade de veicular agentes patogênicos, como Ascosphaera apis, causador da doença da cria-giz, e Nosema apis, que provoca nosemose, enfermidade que afeta o sistema digestivo das abelhas.

A atuação do Mapa impediu um potencial risco à apicultura e ao meio ambiente brasileiro.

TAGS: #Mapa # esouro exótico em mel trazido da Bielorrússia
...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

Publicidade
Aspirador Robô
Publicidade
Ferramentas eletricas
Publicidade
Banner publicitário