Atualização de rebanhos atinge 43,4% das propriedades rurais no Paraná em um mês
Campanha da Adapar já regularizou mais de 79 mil explorações pecuárias no Paraná

Produtores têm até 30 de junho para atualizar o rebanho e manter a regularidade junto à Adapar. Foto:Jaelson Lucas / AEN

Em trinta dias de Campanha de Atualização de Rebanhos no Paraná, mais de 79 mil explorações pecuárias realizaram o procedimento junto à Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). Isso representa 43,4% do total de mais de 184 mil propriedades registradas no Estado. Os produtores têm até 30 de junho para fazer a atualização.
Os dados são organizados conforme as 23 áreas de atuação dos Escritórios Regionais da Adapar. A regional de Toledo teve destaque, com 66% das atualizações concluídas — 7.482 propriedades regularizadas. Em seguida aparecem Ivaiporã, com 2.695 propriedades (49%), e Cianorte, com 2.070 atualizações, também perto dos 49%.
Já outras regiões apresentaram desempenho inferior. Em Paranaguá, apenas 95 das 443 propriedades fizeram a atualização, equivalente a pouco mais de 21%. Na capital, Curitiba, foram regularizadas 28% das explorações: de 10.819, mais de 7 mil ainda precisam atualizar os dados. Em União da Vitória, o índice de atualização é de 37%, restando mais de 3 mil propriedades das 5.408 cadastradas.
O chefe do Departamento de Saúde Animal (DESA) da Adapar, Rafael Gonçalves Dias, alertou os produtores sobre a importância de não deixar a regularização para a última hora. “A atualização é obrigatória e assegura a continuidade das atividades pecuárias no Estado”, reforçou.
O descumprimento da obrigação impede a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), documento necessário para movimentação de animais entre propriedades e para o abate. A partir de 30 de junho, quem não estiver em dia estará sujeito às penalidades legais, incluindo multas.
A atualização pode ser feita pelo aplicativo Paraná Agro, pelo site da Adapar ou presencialmente nas Unidades Locais da Adapar, Sindicatos Rurais ou Escritórios de Atendimento dos municípios.
O sistema pode ser acessado diretamente por este link. Para comprovar os dados, o produtor deve ter CPF cadastrado. Em caso de necessidade de ajuste no cadastro inicial, como correção de e-mail, o telefone de contato é (41) 3200-5007.
