Apesar de estudar novas medidas mais restritivas para conter o coronavírus no Estado, o Governo do Paraná emitiu nota no início desta terça-feira, dia 29, afirmando que não deve decretar lockdown, conforme notíciado durante o dia.
Até terça-feira, 30, devem ser comunicadas as ações, que não incluem a mais drástica, o lockdown estadual, ou seja, a paralisação completa das atividades não essenciais.
Leia a nota na íntegra: "O Governo do Paraná informa que está elaborando uma série de medidas para conter o avanço da Covid-19. As medidas estão sendo discutidas em diversas instâncias do Executivo e serão apresentadas aos demais poderes do Estado. A previsão é de que haja ampla divulgação das decisões nesta terça-feira (30). O Governo do Estado antecipa que, diferente do que foi noticiado, não se trata de impor um lockdown em todo o Paraná."
O Ministério Público ajuizou uma ação nesta terça feira contra o governo pedindo que a Justiça determine lockdown por 15 dias no Paraná, . "Senão em todas as regiões do Estado do Paraná, ao menos em suas macrorregiões Leste e Oeste".
Segundo o MP, a situação de pandemia de coronavírus no Estado é classificada como "gravíssima", em documento assinado pelos quatro promotores de Saúde Pública (Marcelo Maggio, Angelo Santana Ferreira, Michele Nader, e Susana de Lacerda).
A 4ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba concedeu 72 horas de prazo para que o governo se manifeste sobre a petição.