Especialistas recomendam que o produtor trace uma estratégia de venda antecipada parcial da produção
“Não há um cenário muito construtivo para formação de preços de soja", disse o consultor da MBAgro, Alexandre Mendonça de Barros, no evento "Master Meeting Soja 2024", que se encerrou na última quinta-feira (11), em Cuiabá (MT).
"Obviamente pode não chover, pode quebrar a safra americana, mas neste momento o ambiente climático é neutro nos Estados Unidos e no caso da América do Sul, com La Ninã, a aposta internacional é que a safra brasileira seja melhor e que o cerrado tenha uma produção mais significativa."Segundo Mendonça de Barros, o dever de casa para o produtor é sempre assegurar a venda parcial de grãos para cobrir os custos de produção. "O produtor não precisa vender tudo, de maneira alguma! Mas eu já me moveria na intenção de fazer trocas."
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No curto prazo, tem pouco a ser feito por parte do produtor, a não ser começar agora as vendas antecipadas, fixações de preços, principalmente quando surgir bons momentos em função da La Niña
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Carlos Cogo
La Niña
Também presente no evento, o consultor da Cogo Associados, Carlos Cogo, pontuou que a La Niña vai pegar praticamente toda temporada no Brasil, com grande chance de elevar a produção, ou seja, elevar os estoques globais e manter pressão negativa sobre os preços."No curto prazo, tem pouco a ser feito por parte do produtor, a não ser começar agora as vendas antecipadas, fixações de preços, principalmente quando surgir bons momentos em função da La Niña."
De acordo com Cogo, boa gestão e estratégia de venda dos grãos devem fazer parte do cronograma do produtor para próximo ano."Não estocar os grãos é uma boa iniciativa, para justamente evitar encontrar no primeiro semestre do ano que vem o cenário mais provável que é prémios, bens negativo dos portos, preços caindo mais do que a própria plantação futura e tentar alocar e realocar a maior parte possível da sua comercialização para o segundo semestre de 2025."
Sobre o autor
Ronaldo Luiz é jornalista, com mais de 20 de trajetória no agronegócio. É editor dos Portais Uagro/DATAGRO, repórter especial da revista Plant Project, do site CenárioAgro e apresentador do talk show digital AgroPapo. É ainda colunista no Jornal Mato Grosso no Ar, distribuído para mais de 60 rádios de Mato Grosso, bem como do Portal RuralNews. Administra o grupo SouAgro no LinkedIn, que conta mais de 60 mil participantes. É proprietário da agência ComResultado - www.comresultado.com.br.