INÍCIO AGRICULTURA Clima

São Paulo deverá ter mais chuva e menos calor nesta semana

Não teremos passagem de frente fria esta semana em SP, mas haverá pancadas de chuva frequentes e a entrada de ventos frescos, de origem polar, provocados por uma massa de ar frio moderada

Publicado em 22/01/2024

Segundo os meteorologistas do Climatempo, o calor intenso vai perder força em grande parte do estado de São Paulo ao longo desta semana. Não teremos passagem de frente fria esta semana, porém, a combinação de alguns fatores, como excesso de nuvens, pancadas de chuva frequentes e a entrada de ventos frescos, de origem polar, provocados por uma massa de ar frio moderada, que vai ficar no oceano, na costa da Região Sul irá dificultar a elevação das temperaturas em várias áreas do estado de São Paulo.

O destaque esta semana passa a ser o aumento da chuva e menos calor, até mesmo para os municípios do interior do estado. A chuva será provocada por muita umidade chegando do Norte para o Sudeste, além de circulação de ventos e infiltração marítima que mantém a condição de tempo instável por vários dias.
Nova ZCAS deve deixar estados brasileiros em alerta nesta semana
Nova ZCAS deve deixar estados brasileiros em alerta nesta semana

A atenção fica para a formação de uma ZCAS - Zona de Convergência do Atlântico sul, mas as áreas de instabilidade vão ficar concentradas entre MG, ES, BA, GO, TO - O estado de SP não fica dentro da ZCAS - entretanto os demais fatores e a atmosfera instável colaboram para a formação de muitas nuvens.
A capital terá uma semana com bastante variação de nebulosidade e com temperaturas mais baixas para este padrão do ano. A expectativa é de mínimas em torno de 17/18 graus e máximas em torno de 25 a 22 graus nestes próximos dias; lembrando que a sensação de friozinho pode ser sentida mais durante as noites e madrugadas. Nesta segunda, 22, a chance de chuva forte diminui, mas o amanhecer pode ser marcado por garoa na região metropolitana, condição que deve retornar a partir da noite.

O risco de chuva forte volta a aumentar na capital entre a terça (23) e a quarta-feira (24). Entretanto, na quinta-feira, 25 de janeiro - aniversário da cidade de São Paulo, teremos expectativa de mais sol, ainda com muita variação de nuvem, mas, condição apenas de chuva moderada ao longo do dia.
Os municípios do litoral de São Paulo continuam em atenção nestes próximos dias para chuva forte e por vezes, persistente; ainda ao longo desta semana teremos muita entrada de umidade e acumulados que podem ser altos novamente - devido ao risco de temporal - entre o litoral sul e a Baixada Santista, em especial entre terça, quarta e quinta-feira (25). O litoral norte, vai seguir com boas pancadas de chuva, intercalando entre moderada a forte no decorrer da semana.

O calor também diminui em muitas cidades do interior no decorrer desta semana, em relação às máximas de 35/36 °C dos últimos dias, porém, teremos um alívio para estas altas temperaturas. A previsão até pelo menos a quinta-feira (25), é de temperaturas na casa dos 27/28 °C, com sensação de tempo abafado. Muitas cidades do interior do estado de São Paulo, terão uma semana com condição de chuva forte e ocorrência de temporais localizados.
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Texto publicado originalmente em

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.