Volumes de precipitação bem acima da média, nebulosidade intensa e temperaturas amenas devem marcar o início do mês no estado
A primeira semana de junho de 2025 começa com condições climáticas atípicas para o estado de São Paulo, conforme previsão da Climatempo. A expectativa é de muita umidade e chuva, com possibilidade de precipitação moderada a forte em algumas regiões. Esse excesso de nebulosidade e umidade deve impedir que as noites sejam muito frias, como nos últimos dias de maio.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a média de chuva para junho varia entre 30 mm e 60 mm na maior parte do estado. No sul paulista e na divisa com o Paraná, a média histórica sobe para até 100 mm. Na capital, o índice médio é de aproximadamente 60 mm.
Segundo a Climatempo, o modelo europeu ECMWF indica que, entre os dias 3 e 8 de junho, áreas em azul claro no mapa de previsão devem registrar acumulados entre 30 mm e 40 mm, enquanto regiões do sul paulista, em tons de amarelo, podem alcançar entre 60 mm e 80 mm. Esses volumes são considerados muito altos para os padrões de junho e, em alguns locais, equivalem praticamente à média mensal completa.
A Climatempo explica que o clima incomum será causado por áreas de instabilidade geradas por circulações ciclônicas em níveis médios da atmosfera, além da passagem de uma frente fria pela costa paulista. A primeira área instável avança sobre o estado na terça-feira (3), com risco de temporal na região de São José do Rio Preto. Na noite de segunda (2), radares já mostravam chuva no oeste e noroeste do estado, com nuvens vindas do Mato Grosso do Sul e do Sul do Brasil.
Na quarta-feira (4), as instabilidades se afastam temporariamente, dando lugar ao sol e ao tempo seco. Mas a partir de quinta (5), novas áreas de chuva devem atingir o oeste e o sul do estado. Na sexta (6), uma frente fria passa rapidamente pelo litoral paulista, embora sem provocar chuva em todo o território. Durante o fim de semana, novas áreas instáveis se espalham, trazendo mais precipitações.
Além da chuva, os paulistas devem se preparar para uma grande oscilação nas temperaturas. Em dias chuvosos, o clima será ameno durante várias horas, mas, nos momentos de sol, o calor deve aparecer à tarde. Apesar das variações, não há previsão de frio intenso como no final de maio, e as noites não devem ser tão geladas.
Na capital, a Climatempo prevê os seguintes registros: terça-feira (3), mínima de 15°C e máxima de 22°C; quarta (4), entre 14°C e 27°C; quinta (5), entre 15°C e 28°C; sexta (6), de 17°C a 23°C; e sábado (7), com temperaturas entre 16°C e 22°C.