INÍCIO AGRICULTURA Clima

Onda de calor permanece até dia 20, no final do Verão

Climatempo analisa situação climática do país, com altas temperaturas
Imagem do autor

Publicado em 14/03/2024

A nova onda de calor que começou a influenciar o Brasil esta semana vai se prolongar até o final do Verão deste ano, dia de 20 de março, a próxima quarta-feira, às 00h06, quando chega o Outono. A previsão é da empresa Climatempo, especializada em análises climatológicas. Até lá, ondas de calor geradas por bloqueios atmosféricos devem manter as temperaturas muito elevadas em grande parte do país.

Desde a semana passada, o centro do sistema de alta pressão atmosférica está muito forte entre o Paraná, Paraguai e, principalmente, Mato Grosso do Sul, onde as marcas máximas passam dos 37 graus praticamente todos os dias.
Mapa elaborado pela Climatempo mostra a onda de calor em parte do país
Mapa elaborado pela Climatempo mostra a onda de calor em parte do país

Até amanhã, 15 de março, na primeira parte desta onda de calor, as áreas que terão a maior elevação de temperatura serão o oeste e o sul de Mato Grosso do Sul e a porção oeste dos estados da Região Sul. Temperaturas de 37°C a 40°C já estão ocorrendo e ainda devem ser observadas até o fim da semana nestas áreas, que são bastante elevadas para os padrões normais do mês de março. Em outras áreas do Sul, de São Paulo e de Mato Grosso do Sul temperaturas de 33°C a 36°C serão frequentes.
Para outras regiões, as temperaturas devem permanecer entre 3 °C e 5 °C acima da média ao longo do período. No Centro-Oeste, as temperaturas ficam pelo menos 5°C acima da média.

O forte centro de alta pressão atmosférica que está sobre o Sul do Brasil vai se mover gradualmente em direção a São Paulo, Minas Gerais e Rio De Janeiro. No fim de semana e no começo da próxima semana, nos últimos dias do verão 2024, este centro de alta pressão ficará sobre a Região Sudeste.
O “segundo tempo” desta terceira onda de calor de 2024 está sendo previsto pela Climatempo entre 16 e 20 de março. Com a migração do centro de alta pressão para o Sudeste, as áreas de calor mais intenso ficarão especialmente no Sudeste e Centro-Oeste, enquanto a Região Sul volta a ter pancadas de chuva. Mesmo assim, o calor ainda será intenso no Sul do Brasil.





TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Texto publicado originalmente em

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.