Fortes áreas de instabilidade se espalham sobre o Sul do Brasil e se organizam como uma frente fria no decorrer desta sexta-feira. As nuvens carregadas provocam mais pancadas de chuva e raios sobre os três estados da Região Sul. Algumas destas nuvens podem chegar ao Mato Grosso do Sul e ao extremo sul de São Paulo.
Uma grande massa de ar seco influencia o interior do Brasil reduzindo a umidade e as condições para chuva no interior do Nordeste, na maior parte do Centro-Oeste e do Sudeste, sobre o Tocantins e grande parte do Pará.
Algumas nuvens de chuva crescem pela faixa litorânea do Nordeste e em parte da Região Norte.
Nuvens carregadas se espalham por quase toda a Região Sul.
O sol e o tempo seco ainda predominam apenas no extremo norte do Paraná. No centro, oeste e leste do Paraná e no Vale do Itajaí, chove à tarde e à noite, com risco de raios.
Além disso, no sul e sudoeste do Paraná, no centro-leste de Santa Catarina, o dia segue com muitas nuvens e chuva a qualquer hora, também com risco de raios.
No centro-oeste e sul catarinense e no norte do Rio Grande do Sul, o tempo fica chuvoso em grande parte do dia. Já no centro, leste e oeste gaúcho, as pancadas de chuva ocorrem a qualquer hora, mas o sol deve aparecer um pouco. Na fronteira com Uruguai, pode ocorrer alguma chuva na madrugada, mas o tempo fica seco no restante do dia, com o sol aparecendo entre muitas nuvens.
O ar seco predomina sobre o Sudeste e a temperatura está em elevação. Quase toda a Região tem um dia com sol forte, poucas nuvens e calor em grande parte do dia.
Há previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite no litoral sul de São Paulo e no Vale do Ribeira, no sul deste estado. Pode chover rapidamente no litoral norte do Espírito Santo.
Uma grande massa de ar seco influencia o Centro-Oeste. Quase toda a Região tem um dia com muito forte, muito calor à tarde e sem condições para chuva.
Áreas de instabilidade que crescem sobre parte da Bolívia e no Paraguai e podem provocar algumas pancadas de chuva na fronteira com o Mato Grosso do Sul e o Mato Grosso.
Atenção para o ar muito seco, com níveis de umidade do ar entre 11% e 30% em quase toda a Região.
Atenção para o calor intenso, especialmente em Mato Grosso e no oeste de Goiás, onde as temperaturas chegam a quase 40°C.
O ar seco predomina no interior do Nordeste. Quase toda a Região tem um dia com sol forte, tempo seco e sem condições para chuva.
Nuvens carregadas ainda crescem pelo litoral nordestino e há previsão de novas pancadas de chuva desde o litoral sul da Bahia até o leste do Rio Grande do Norte. Pancadas de chuva com raios ocorrem no litoral do Maranhão.
Há condições para chuva passageira na Zona da Mata e Agreste de Sergipe ao Rio Grande do Norte e no sertão de Sergipe e de Alagoas.
O sol forte e o tempo seco predominam no Tocantins, no centro, sul e leste do Pará e no sul de Rondônia. Faz muito calor.
Nas demais áreas da Região Norte ocorrem pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite, mas com períodos com sol.
A chuva é mais frequente no Amazonas e em Roraima.