INÍCIO AGRICULTURA Clima

Neutralidade: Nem El Niño nem La Niña, diz a Climatempo

Transição de fenômenos deixa clima indefinido na maioria das regiões

Publicado em 04/03/2024

O fenômeno El Niño segue em fase de enfraquecimento no decorrer do mês de março, mas ainda terá influência no clima do Brasil. A constatação é da empresa Climatempo, especializada em previsões e análises do clima.

O El Niño começou a se desenvolver no fim do outono de 2023 e atingiu seu ponto máximo entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024.
Mapas do NOAA mostram dados dos dois fenômenos
Mapas do NOAA mostram dados dos dois fenômenos

Tecnicamente, o fim do El Niño e o início da fase de neutralidade da temperatura do Pacífico Equatorial, na costa do Peru, só devem ocorrer daqui entre 30 e 40 dias, em abril. O Outono deste ano deve ter condições de neutralidade do Pacífico Equatorial. Ou seja: nem El Niño nem La Niña.
Em julho, o La Niña entrará em desenvolvimento, para durar todo o Inverno. Isto é o que mostra o gráfico de probabilidades da NOAA (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, na sigla em inglês).


Veja:

Março - El Niño em fase de enfraquecimento

Outono 2024 - neutralidade (nem El Niño e nem La Niña)

Inverno 2024 - desenvolvimento de La Niña


Onde ocorre

El Niño e La Niña são fenômenos cíclicos de interação oceânica-atmosférica e ocorrem no oceano Pacífico Equatorial, na costa do Peru.

O El Niño é caracterizado pelo aquecimento da água do Pacífico Equatorial na costa peruana em pelo menos 0,5°C acima da temperatura média normal e por pelo menos três trimestres consecutivos.
O La Niña é caracterizado pelo resfriamento da água do Pacífico Equatorial na costa peruana em pelo menos 0,5°C abaixo da temperatura média normal e por pelo menos três trimestres consecutivos.

Quando nenhuma destas condições são verificadas, dizemos que o Pacífico Equatorial está em situação de neutralidade.



O que ocorre

O aquecimento e o resfriamento da água do mar ocorrem na superfície oceânica e em profundidade. Essas alterações de temperatura são observadas em uma enorme região do oceano Pacífico Equatorial e causa grandes modificações na circulação dos ventos e na pressão atmosférica nesta região. Estas modificações são tão poderosas que mudam o padrão de chuva e de temperatura em diversas regiões do planeta.

No Brasil, os efeitos mais comuns do El Niño são muita chuva na região Sul no inverno/primavera e reduzir a chuva no verão em áreas do Norte e do Nordeste.

O La Niña causa seca na Região Sul e muita chuva no Norte e no Nordeste.

Os efeitos no Sudeste e no Centro-Oeste não são tão marcantes, como nas outras regiões, mas de forma geral, o El Niño deixa a chuva irregular e aumenta a temperatura. O La Niña facilita a entrada do ar frio de origem polar no interior do Brasil podendo deixar os invernos mais frios e prolongados.


TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.