Nova massa de ar polar avança sobre o Brasil e deve derrubar as temperaturas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com friagem no Norte e risco de geada
Uma nova massa de ar polar avança sobre o Brasil e deve derrubar as temperaturas a partir desta sexta-feira (09), segundo a Climatempo. O sistema impactará diretamente o Sul, o Sudeste e o Centro-Oeste. Além disso, causará friagem no Norte, podendo caracterizar a 5ª onda de frio do ano.
O frio chega em meio à atuação de uma frente fria associada a um ciclone extratropical. Como consequência, os ventos frios ganham força e ampliam o alcance do ar polar, provocando quedas bruscas de temperatura.
No Sul, a queda nas temperaturas começa ainda na sexta-feira. À medida que o ar polar avança, a sensação de frio se intensifica, principalmente no fim do dia.
As áreas mais afetadas devem ser a Serra do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de regiões elevadas do sul do Paraná. Além disso, há previsão de chuva congelada entre a madrugada e a manhã de sábado (09) em municípios como Bom Jardim da Serra, Urupema, Urubici e São Joaquim.
A partir do sábado, o frio se espalha para o Sudeste e o Centro-Oeste. As mínimas devem cair entre Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, com destaque para o amanhecer gelado em cidades mais elevadas.
Posteriormente, o frio avança até o início da semana seguinte. A expectativa é de que, entre os dias 10 e 11 de agosto, Goiás, Mato Grosso, Acre, Rondônia e o sul do Amazonas também registrem temperaturas mais baixas. Essa condição representa a friagem típica da atuação de massas polares no Norte.
Com a previsão de cinco dias consecutivos de temperaturas 5 °C ou mais abaixo da média climatológica, a Climatempo avalia a possibilidade de classificar o fenômeno como a 5ª onda de frio do ano.
Além do frio intenso, pode ocorrer geada ampla no Sul e em Mato Grosso do Sul. O fenômeno também pode atingir áreas do interior paulista e o extremo sul de Minas Gerais. Mesmo com tardes ensolaradas, o ar gelado deve se manter, já que as máximas também devem cair consideravelmente.