INÍCIO AGRICULTURA Clima

Como será o clima no Brasil em março?

Inmet aponta variações acentuadas em todas as regiões

Março não será um mês fácil para quem depende do clima para produzir, especialmente na zona rural. Previsão divulgada ontem pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) indica tendência de chuva abaixo da média em grande parte das Regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul, sendo mais pontuais no Sudeste.Partes do Amazonas, Acre, Pará, Amapá, Bahia, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Santa Catarina terão chuvas dentro ou ligeiramente acima da média.Considerando o prognóstico climático do Inmet para o mês e seu possível impacto na safra de grãos 2023/24, o destaque é para o Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) que apresentou aumento na umidade do solo devido ao retorno da chuva mais regular nos meses de janeiro e fevereiro, beneficiando o desenvolvimento de culturas de primeira safra.Para este mês, a previsão de chuva abaixo da média em parte do Matopiba poderá restringir o desenvolvimento de parte das lavouras de primeira safra, bem como reduzir o ritmo de plantio do milho segunda safra. O mesmo cenário está previsto para grande parte do Centro-Oeste.Para o Sul e Sudeste são previstos volumes de chuva acima da média (tons em azul) para o mês de março/2024, que tendem a manter os níveis de água no solo elevados, favorecendo o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra, além da colheita de parte das lavouras.No Rio Grande do Sul e na faixa oeste do Paraná e de Santa Catarina há possibilidade de queda da reserva hídrica, onde a previsão aponta chuva próxima ou ligeiramente abaixo da média, podendo afetar o desenvolvimento dos cultivos em estágios fenológicos de maior necessidade hídrica.

E o calor?

As temperaturas devem ficar acima da média em praticamente todo o país, com valores acima de 25ºC. Porém, em áreas de Roraima, Pernambuco, Bahia, Mato Grosso do Sul e São Paulo, a temperatura média pode chegar a 29ºC.
Chuvas irregulares, queda da unidade e forte calor estão nas previsões do mês
Chuvas irregulares, queda da unidade e forte calor estão nas previsões do mês

Em áreas pontuais do Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Piauí, Maranhão e Amazonas, são previstas temperaturas próximas da média.


TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.