Instabilidades ganham força nesta quinta-feira e elevam o risco de chuvas intensas com ventos, raios e granizo em regiões agrícolas
De acordo com a Climatempo, esta quinta-feira (25) é marcada por um cenário de alerta em várias regiões produtoras do Brasil. Uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai, reforçada pela circulação de ventos em altos níveis da atmosfera, intensifica as instabilidades e provoca chuva desde as primeiras horas do dia no Sul do país.
No Sul, pancadas de chuva já ocorrem na manhã em regiões como o noroeste do Rio Grande do Sul, além do centro e oeste de Santa Catarina e Paraná. A situação se agrava ao longo do dia, com risco elevado para temporais. O interior do Paraná é a área mais crítica, com possibilidade de chuvas intensas, ventos fortes, raios e granizo. No Rio Grande do Sul, os maiores volumes se concentram entre a Fronteira Oeste, Missões e Noroeste Gaúcho.
O Sudeste também entra em alerta. Ainda segundo a Climatempo, o dia começa com tempo mais aberto, mas a partir do final da manhã as instabilidades ganham força em São Paulo e partes do sul e oeste de Minas Gerais. As pancadas podem vir com raios, ventania e granizo. No Rio de Janeiro e Espírito Santo, há previsão de chuva isolada à tarde e à noite, com intensidade entre fraca e moderada.
No Centro-Oeste, a mesma área de baixa pressão reforça as chuvas em Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul. O risco é maior no oeste e sul do MS, onde podem ocorrer temporais e transtornos. No Distrito Federal, a previsão é de pancadas isoladas, com potencial para chuva forte e raios.
A Região Nordeste segue com instabilidades principalmente entre o recôncavo e o litoral norte da Bahia. Aracaju (SE), Recife (PE) e João Pessoa (PB) estão entre as cidades com risco de temporais. A aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) contribui para chuvas intensas entre o litoral do Maranhão e o Rio Grande do Norte. Nas demais áreas do sertão e agreste, o tempo permanece seco e quente, com alerta para baixa umidade entre o norte da Bahia e o oeste de Pernambuco.
No Norte do país, o calor e a umidade favorecem pancadas de chuva em todos os estados, com destaque para volumes elevados entre Amazonas e Roraima. A ZCIT também segue ativa, mantendo os temporais no litoral do Pará e Amapá.