Preço do suco concentrado reage com força na Bolsa de NY
Após quedas nos últimos meses, valores do suco de laranja disparam em Nova York
Valorização do suco de laranja em NY levanta discussões sobre cenário econômico e qualidade do produto brasileiro. Foto: Canva
Após registrarem quedas ao longo de fevereiro e março, os preços do suco concentrado de laranja (FCOJ) negociados na Bolsa de Nova York (ICE Futures) têm mostrado forte recuperação neste mês. Segundo colaboradores do Cepea, esse movimento pode estar ligado à atuação de agentes no mercado financeiro.
Uma das possíveis razões para a valorização é a saída de investidores de moedas como o dólar nos últimos dias — incertezas sobre as taxações nos Estados Unidos podem ter levado esses investidores a direcionarem recursos para algumas commodities, como o suco. Além disso, os efeitos do “tarifaço” norte-americano sobre as exportações de suco para o país também podem estar contribuindo para essa alta.
Apesar da forte presença do produto brasileiro nos Estados Unidos, pesquisadores do Cepea destacam que os aumentos na Bolsa não refletem diretamente a dinâmica do suco brasileiro. Uma possibilidade, porém, é que a recente desvalorização do suco nacional no mercado externo esteja relacionada à baixa qualidade do produto.
