HOME | Notícias | Citricos

Alta na produção de laranja em 2025/26 traz alívio para estoques de suco

Com previsão de produção 36% superior, expectativa é de recuperação gradual dos estoques e preços ainda sustentados

Foto do autor Redação RuralNews
16/05/2025 |
1246

A previsão de maior produção de laranjas na safra 2025/26, estimada pelo Fundecitrus neste mês, traz certo alívio para o setor diante do atual cenário de estoques reduzidos de suco, conforme análise de pesquisadores do Cepea. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, os volumes armazenados devem encerrar a temporada 2024/25 muito abaixo do nível considerado estratégico.

No entanto, para julho de 2026, caso o processamento acompanhe o crescimento da colheita na mesma proporção, é possível que os estoques se aproximem de um patamar mais seguro para o abastecimento do mercado global.

Os dados atualizados do Fundecitrus indicam que o cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro deve colher 314,6 milhões de caixas de 40,8 kg de laranja, o que representa um expressivo avanço de 36,2% em comparação com a temporada anterior.

Diante da maior oferta prevista, os pesquisadores do Cepea também apontam que os preços pagos ao produtor, que registraram recordes históricos na safra passada, tendem a não se manter nos mesmos patamares. Ainda assim, a expectativa é de que as cotações permaneçam acima da média histórica.

TAGS: #citricos # laranja
# cotação laranja # cepea # citricultor
...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

O portal RuralNews é uma iniciativa que leva diariamente informações, novas tecnologias e as novidades do agronegócio do Brasil para o produtor rural e toda a cadeia produtiva do segmento. Reportagens, cotações diárias, vídeos, podcasts, artigos e muito mais!

São Paulo/SP | Ribeirão Preto/SP | Porto Alegre/RS | Cascavel/PR | Rio Verde/GO | Campo Grande/MS

© 2024 Newmídia Comunicação, Todos os direitos reservados.