Climatempo prevê veranico até pelo menos 21 de maio, o que deve favorecer os trabalhos de campo, mas também reduzir a umidade no solo
O tempo seco predomina sobre a maior parte das áreas produtoras de cana-de-açúcar no interior do país. Segundo a Climatempo, um veranico — período com tempo firme e temperaturas acima da média — deve se estender até pelo menos o dia 21 de maio, favorecendo o corte e a moagem, mas acelerando a perda de água no solo.
Apesar da previsão de tempo firme, a moagem da safra 2025/26 começou em ritmo lento. Dados da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica) mostram que, na segunda quinzena de abril, foram processadas 17,73 milhões de toneladas, uma queda de 49,35% em relação ao mesmo período do ciclo anterior. No acumulado da safra até o fim de abril, a retração chega a 32,98%.
Segundo a Unica, as chuvas no oeste paulista, Mato Grosso do Sul e Paraná dificultaram a colheita. Ao todo, 222 unidades estavam em operação no Centro-Sul ao fim de abril, número semelhante ao do ano passado.
A qualidade da matéria-prima também recuou. O nível de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) na segunda quinzena de abril ficou em 110,64 kg por tonelada de cana, 3,97% abaixo do registrado no mesmo período da safra passada.